DA RESISTÊNCIA À INSURGÊNCIA

PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA E DESMONTE INSTITUCIONAL NO BRASIL (2018-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59019

Resumo

Do contexto social decorrente da crise democrática experienciada no Brasil e do processo de deslegitimação das formas de democracia participativa observadas a partir do Golpe jurídico/parlamentar ao governo da Presidenta Dilma Rousseff em 2016, emerge o objetivo desta pesquisa de iniciação científica: compor um quadro das mais recentes contribuições bibliográficas que buscam analisar os movimentos de resistência ao processo de desmonte das instâncias participativas e as iniciativas insurgentes de participação. O recorte temporal da literatura indagada é o de 2018 a 2022, marcado pela eleição de Jair Bolsonaro e seu governo. Para isso, procuramos identificar, por meio de um levantamento bibliográfico sistemático da produção acadêmico-científica dos anos mais recentes (2018/2023), as condições de resistência e reinvenção das experiências participacionistas no Brasil, buscando focar a atenção sobre as formas que escapam aos moldes da participação institucionalizada. Para alcançar esse propósito, utilizou-se a metodologia da revisão sistemática, que possibilitou o recorte bibliográfico identificado. Adicionalmente, uma nuvem de palavras-chave foi empregada como ferramenta para visualizar e sintetizar os principais temas e conceitos presentes nos artigos selecionados. A partir das análises referendadas por este artigo, as práticas insurgentes de participação demonstram uma importante capacidade de resistência, o que pode possibilitar à sociedade expressar seus anseios por uma participação política mais contextualizada.

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Biografia do Autor

Valeria Giannella, Universidade Federal do Sul da Bahia

Me formei em Planejamento Urbano e Territorial na Escola de Arquitetura de Veneza (Itália), onde também cursei meu Doutorado em Políticas Públicas do Território. Desde o ano de 1993 promovi a construção participativa de políticas públicas junto ao setor não governamental e à universidade. Distintiva do meu trabalho é a busca de uma conexão fértil entre conhecimento e ação. Desde o ano de 2005 atuei no Brasil, junto ao CIAGS (Centro Interdisciplinar de Gestão Social e Desenvolvimento Local), da UFBA, como Professora visitante e docente no Mestrado Interdisciplinar Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social e no trabalho de campo em comunidades periféricas da cidade do Salvador. Bolsista de pós-doutorado pelo CNPq, ainda no CIAGS UFBA, de 2007 a 2009, inaugurei a pesquisa sobre Metodologias não Convencionais para a Educação e a Gestão Social. Desde novembro de 2009 me tornei professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, Campus no Cariri. Fui professora permanente do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável e desde 2010 sou líder do Paidéia, Laboratório transdisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre Metodologias Integrativa para a Educação e a Gestão Social. Em março de 2015 foi redistribuída na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, onde atuo na área de Ciências Humanas e Sociais e no relativo Centro de Formação. Professora associada, pesquisadora e extensionista, ministro aulas de Epistemologias das ciências sociais, de Políticas Públicas e de Gestão Pública/Social na Universidade Federal do Sul da Bahia. Coordenadora do Bacharelado em Gestão Pública e Social, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade na mesma instituição. Membra fundadora da Rede de Gestão Social e integrante da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Carvalho Ribeiro de Lima, G., & Giannella, V. . (2024). DA RESISTÊNCIA À INSURGÊNCIA: PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA E DESMONTE INSTITUCIONAL NO BRASIL (2018-2022). NAU Social, 15(28), e59019. https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59019