O Tradicional e o Informal: Uma Análise do Trabalho de Beneficiários do Programa Bolsa Família em Caruaru-PE

Autores

  • Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-1290-5686
  • Débora Coutinho Paschoal Dourado Programa de Pós-Graduação em Administração - Propad

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v12i23.36598

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Relações de trabalho, Trabalho tradicional, Informalidade.

Resumo

O Programa Bolsa Família (PBF) representou um marco para o Sistema de Proteção Social Brasileiro, no entanto ainda são escassos estudos que se voltem para as relações de trabalho de seus beneficiários. Assim sendo, este estudo teve como objetivo descrever e analisar as relações de trabalho de beneficiários do PBF. Para tal, realizou-se uma pesquisa com locus em Caruaru-PE, principal cidade do Polo de Confecções do Agreste, região com relações de trabalho acentuadamente flexíveis e fragilizadas. No referencial teórico são apresentados um breve histórico das relações de trabalho no Brasil e uma caraterização do PBF. Para atingir o objetivo deste estudo, foi realizada uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, tendo como fonte de dados entrevistas semiestruturada realizadas com 35 beneficiários. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As análises dos resultados indicam a prevalência de laços tradicionais de trabalho e da informalidade, destacando um caráter pessoal, domiciliar, frágil e incerto dessas relações. Este cenário é condizente com o histórico da construção das relações de trabalho no Brasil e com as recentes tendências de flexibilização no mundo do trabalho, marcadas pela informalidade e precarização. Diante disto, destaca-se a importância da consideração de tais peculiaridades das relações de trabalho dos beneficiários para que o PBF possa alcançar seu objetivo de contribuir para a superação da situação de vulnerabilidade social de seus beneficiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Débora Coutinho Paschoal Dourado, Programa de Pós-Graduação em Administração - Propad

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE.

Referências

ALVES, Giovanni. Trabalho e reestruturação produtiva no Brasil neoliberal: precarização do trabalho e redundância salarial. Revista Katálysis, v. 12, n. 2, 2009.

ANTUNES, Ricardo. Os modos de ser da informalidade: rumo a uma nova era da precarização estrutural do trabalho? Serv. Soc. Soc. São Paulo, n. 107, 2011.

______, Ricardo. Desenhando a nova morfologia do trabalho no Brasil. Estudos avançados. v. 28, n. 81, 2014a.

______, Ricardo. A nova morfologia do trabalho e as formas diferenciadas da reestruturação produtiva no Brasil dos anos 1990. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXVII, 2014b.

BARBOSA, Ana Luiza Neves de Holanda; CORSEUIL, Carlos Henrique Leite. Bolsa família, escolha ocupacional e informalidade no Brasil. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

CAMELO, Rafael de Sousa. TAVARES, Priscilla Albuquerque. SAIANI, Carlos César Santejo. Alimentação, Nutrição e Saúde em Programas de Transferência de Renda: Evidências para o Programa Bolsa Família. EconomiA, Selecta, Brasília (DF), v.10, n.4, p.685–713, 2009.

CAMPELLO, Tereza. Uma década derrubando mitos e superando expectativas. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

CARLOTO, Cássia Maria; MARIANO; Silvana Aparecida. Empoderamento, trabalho e cuidados: mulheres no programa bolsa família. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 258 - 272, 2012.

CIRENO, Flávio. SILVA, Joana. PROENÇA, Rafael Prado. Condicionalidades, desempenho e percurso escolar de beneficiários do programa bolsa família. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

COSTA, Márcia da Silva. O sistema de relações de trabalho no Brasil: alguns traços históricos e sua precarização atual. Revista Brasileira de Ciências Sociais, V. 20, n. 59, p. 111-131, 2005.

______, Márcia da Silva. Trabalho informal: um problema estrutural básico no entendimento das desigualdades na sociedade brasileira. Caderno CRH, Salvador, v. 23, n. 58, p. 171-190, 2010.

CRESWELL, John. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. Thousand Oaks: Sage, 1997.

DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FEIJÓ, Ana Paula Speck; PIRES, André. A Frequência Escolar e a Educação a partir do ponto de vista das Beneficiárias do Programa Bolsa Família. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 136-152, 2015.

GORZ, André. Metamorfoses do trabalho: crítica da razão econômica. São Paulo: Annablume, 2003.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

HIRATA, Helena. A Precarização e a Divisão Internacional e Sexual do Trabalho. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n. 21, p. 24-41, 2009.

JANNUZZI, Paulo de Martino; PINTO, Alexandro Rodrigues. Bolsa família e seus impactos nas condições de vida da população brasileira: uma síntese dos principais achados da pesquisa de avaliação de impacto do bolsa família II. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

KALLEBERG. Arne L. O Crescimento Do Trabalho Precário: Um desafio global. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 24, no 69, 2009.

LIMA, Jacob Carlos. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias. Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 158-198, 2010.

MDS – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Bolsa Família. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/>. Acesso em: jan. de 2016.

MERRIAM, Sharan B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

SILVEIRA NETO, Raul da Mota. AZZONI, Carlos Roberto. Os programas sociais e a recente queda da desigualdade regional de renda no Brasil. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

OLIVEIRA; Luís Felipe Batista de. SOARES, Sergei S. D. “Efeito preguiça” em programas de transferência de renda? In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

PAIVA, Luis Henrique; FALCÃO, Tiago; BARTHOLO, Letícia. Do bolsa família ao Brasil sem miséria: um resumo do percurso brasileiro recente na busca da superação da pobreza extrema. In: CAMPELLO, Tereza; NERI, Marcelo Côrtes. Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

SEBRAE. Estudo econômico do arranjo produtivo local de confecções do Agreste pernambucano, 2012. Recife: SEBRAE, 2013.

SILVA, Maria Ozanira da Silva e. O Bolsa Família: problematizando questões centrais na política de transferência de renda no Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 6, 2007.

SOARES, Sergei; SÁTYRO, Natália. O programa bolsa família: desenho institucional, impactos e possibilidades futuras. Brasília, IPEA, 2009.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 13. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Souza Medeiros de Vasconcelos, M. E., & Coutinho Paschoal Dourado, D. (2021). O Tradicional e o Informal: Uma Análise do Trabalho de Beneficiários do Programa Bolsa Família em Caruaru-PE. NAU Social, 12(23), 675 –. https://doi.org/10.9771/ns.v12i23.36598

Edição

Seção

Novos Territórios