Gestão social, democracia e os desafios da crise sociopolítica no contexto da pandemia: uma análise a partir da RGS e do ENAPEGS 2020.

Autores

  • Leonardo Prates Leal Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Amélia Jundurian Corá Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.36528

Palavras-chave:

Gestão Social, Crise da Democracia, Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS), Pandemia de Covid-19.

Resumo

Este trabalho tem o intuito de explorar como os efeitos da atual conjuntura sociopolítica e da pandemia do Covid-19 no Brasil estão impactando a Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) e a organização do Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS). Para tanto, utiliza-se como recurso analítico, os relatos sociopolíticos, as ações governamentais e a uma visão geral sobre a situação da pandemia do Covid-19. Os resultados são apresentados como um conjunto de considerações sobre como essas incertezas estão impactando a gestão social como um campo de pesquisa, como uma prática no contexto da RGS e como está impactando a organização do ENAPEGS. Acima de tudo, o trabalho apresenta algumas oportunidades que estão surgindo e reflete sobre como usá-las para consolidar o campo epistemológico e tecnológico da gestão social.


Palavras-chave: 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Prates Leal, Universidade Federal de Alagoas

Professor do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil). Doutorando em Ciência Política pelo ISCTE-IUL (Portugal) e Universidade de Brasília (Brasil). Possui Mestrado em Administração (Organização, Poder e Gestão) pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (2009). É coordenador geral da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária - ITES/UFAL. Pesquisa e atua nos seguintes temas: Movimentos Sociais, Democracia Participativa, Políticas Públicas, Economia Solidaria e Associativismo, Bens Comuns e Desenvolvimento Local/Territorial.

Maria Amélia Jundurian Corá, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil). Graduada e Mestre em Administração e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). maria.cora@arapiraca.ufal.com

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Leal, L. P., & Corá, M. A. J. (2020). Gestão social, democracia e os desafios da crise sociopolítica no contexto da pandemia: uma análise a partir da RGS e do ENAPEGS 2020. NAU Social, 11(20), 211–223. https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.36528

Edição

Seção

Fórum Especial: DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E COVID-19