Provincializando o COVID-19: Resposta ao vírus em contexto hipercomplexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.36514

Palavras-chave:

Corona-vírus, Teoria dos sistemas, Sociedade mundial, complexidade

Resumo

A pandemia do Corona-vírus (COVID-19) representa um desafio para a sociedade mundial e para os sistemas de saúde. A doença é considerada altamente infecciosa, causadora de uma variedade de sintomas que tem levado os sistemas de saúde pelo mundo ao colapso. Grande parte dos processos sociais mobilizados pela pandemia estão enraizados nos limites dos estados nacionais, os quais não respondem igualmente a fenômenos dessa magnitude. Este ensaio busca fazer uma leitura da pandemia no Brasil, a partir da teoria dos sistemas, argumentando que a dinâmica dos sistemas sociais neste contexto global manifesta-se como expressão de complexidade desestruturada e desestruturante. Consequentemente, tem-se dificuldades de coordenação e centralização das medidas de enfrentamento no sistema de saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Monteiro Neves, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de sociologia da ciência e do conhecimento e teoria social com ênfase em teoria dos sistemas sociais, sociologia da inovação e da tecnologia. Atua principalmente nos seguintes temas: produção do conhecimento na periferia, sistema social da ciência, sistemas de inovação, teoria social. Publicações recentes: Estudos sociais em ciência e tecnologia e suas distintas abordagens. Sociologias (UFRGS. Impresso), v. 13, p. 22-42, 2011; A diferenciação centro-periferia como estratégia teórica básica para observar a produção científica. Revista de Sociologia e Política (Online), v. 17, p. 241-254, 2009.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Neves, F. M. (2020). Provincializando o COVID-19: Resposta ao vírus em contexto hipercomplexo. NAU Social, 11(20), 157–165. https://doi.org/10.9771/ns.v11i20.36514

Edição

Seção

Fórum Especial: DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E COVID-19