Efetividade das audiências públicas como mecanismo de participação social: o caso da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Autores

  • Dominic Bigate Lourenço Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
  • Wilson Marques Vieira Junior Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v10i19.33896

Palavras-chave:

participação social, audiências públicas, ANS

Resumo

Trata-se de artigo com o objetivo de avaliar a efetividade das audiências públicas realizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), enquanto mecanismos de participação social na formulação de políticas regulatórias do setor de saúde suplementar brasileiro. Considerando a importância das audiências públicas como mecanismos de participação social na formulação, implementação e controle de políticas públicas, revela-se necessário avaliar o grau de efetividade desses instrumentos. Nesse sentido, o presente artigo teve por finalidade identificar a representatividade dos atores que participam das audiências realizadas no âmbito da ANS, quais o temas debatidos e o grau de influência destes atores nas decisões do órgão regulador. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, a partir da análise de documentação indireta relativa às audiências realizadas. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de aperfeiçoamento das audiências públicas, a fim de assegurar uma representatividade mais isonômica de todos os segmentos sociais impactados, garantindo, assim, maior efetividade ao instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominic Bigate Lourenço, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Mestranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Regulação de Saúde Suplementar na Agência Nacional de Saúde Suplementar

Wilson Marques Vieira Junior, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública; Especialista em Regulação de Saúde Suplementar na Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Bigate Lourenço, D., & Marques Vieira Junior, W. (2019). Efetividade das audiências públicas como mecanismo de participação social: o caso da Agência Nacional de Saúde Suplementar. NAU Social, 10(19). https://doi.org/10.9771/ns.v10i19.33896

Edição

Seção

Novos Territórios