Em busca de Políticas Públicas Decoloniais de Desenvolvimento: Possibilidades na Amazônia Brasileira

Autores

  • Nirvia Ravena Universidade do Pará
  • Ana Cláudia Duarte Cardoso Universidade do Pará
  • Renata Callaça Gadioli dos Santos Universidade de Brasilia
  • Janaína Lopes Pereira Peres Universidade de Brasíla

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31449

Palavras-chave:

Desenvolvimento, decolonialidade, Amazônia Brasileira, Santarém

Resumo

Esse artigo propõe, em caráter exploratório e reflexivo, aproximar as epistemologias de desenvolvimento e de decolonialidade, abordando novas propostas decoloniais de desenvolvimento no hemisfério sul, em especial na América Latina e na Amazônia Brasileira. Termo polissêmico, o desenvolvimento carrega em si princípios oriundos dos países hegemônicos. Pensá-lo de maneira decolonial torna-se um desafio proposto pelo artigo. O artigo estrutura-se em quatro partes, além da introdução e da conclusão. A primeira parte promove uma crítica aos modelos centrais de desenvolvimento. Segue-se uma apresentação dos preceitos teóricos de decolonialidade e em decorrência desta, uma aproximação reflexiva da teoria ao conceito de desenvolvimento, analisando-se a possiblidade de aproximação ou refutação desse conceito e de sua aplicabilidade em territórios no hemisfério sul. Por fim, aborda o caso empírico aplicado na região do oeste do Pará, especialmente na cidade de Santarém. Ressalta que até o momento, as abordagens de desenvolvimento que embasam os planos e ações da região deixam de lado a dinâmica da história regional como fator importante e se alinham a um mainstream de interpretação convencional das teorias de desenvolvimento. A cidade de Santarém é apresentada e analisada empiricamente em seus planos e resultados à população local e regional metropolitana, com impactos dos “modelos” de desenvolvimento nas dimensões culturais, econômicas e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nirvia Ravena, Universidade do Pará

Cientista Social. Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPER. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) Universidade do Pará. Bolsista P2 CNPq.

Ana Cláudia Duarte Cardoso, Universidade do Pará

Arquiteta e Urbanista. Dra. em Arquitetura pela Oxford Brookes University. Docente FAU/PPGAU/PPGE-UFPa. Bolsista P2 CNPq.

Renata Callaça Gadioli dos Santos, Universidade de Brasilia

Geógrafa. Dra. em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional/Universidade de Brasília e Dra. em Geografia do Desenvolvimento/Universidade de Paris 7 - Paris Diderot/França. Professora colaboradora no curso de Gestão de Políticas Públicas – GPP/Universidade de Brasília. E-mail: renatagadioli@unb.br

Janaína Lopes Pereira Peres, Universidade de Brasíla

Bacharel em Turismo e Hotelaria. Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional/Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Ravena, N., Cardoso, A. C. D., Santos, R. C. G. dos, & Peres, J. L. P. (2018). Em busca de Políticas Públicas Decoloniais de Desenvolvimento: Possibilidades na Amazônia Brasileira. NAU Social, 9(17). https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31449

Edição

Seção

Novos Territórios