Estratégias de Análise da Ação Pública

Autores

  • Gustavo Costa de Souza UFLA
  • Regina Cláudia Laisner UNESP
  • Luciana Leite Lima UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31432

Palavras-chave:

Campo de públicas, implementação de políticas públicas, democracia, perspectiva internacional, decolonialidade.

Resumo

Neste artigo apresentamos três olhares para as estratégias de análise da ação pública. Cada um deles parte de pressupostos e preocupações específicas a áreas de conhecimento que se cruzam e se mesclam na multi e interdisciplinaridade do Campo de Públicas. O artigo está organizado em três partes. Na primeira, Luciana Lima discute as abordagens de análise de implementação de políticas públicas considerando seus pressupostos, lógicas e consequências para os resultados das investigações. Na segunda, Regina Laisner aborda a relevância da diversidade de atores na análise das políticas públicas, em uma perspectiva de democracia participativa. Por fim, Gustavo Souza trata da teoria decolonial como abordagem crítica, radical e utópica, que abre novas vertentes para a análise da ação pública a partir da experiência colonial/moderna dos países latino-americanos e das lutas sociais que têm lugar neste território, frente à dominação subjetiva e à produção de conhecimentos e intersubjetividades estabelecidos pelo domínio eurocêntrico. As perspectivas aqui tratadas não esgotam as estratégias de análise da ação pública, mas constituem possibilidades e alternativas deste campo de estudos. O artigo é resultado das discussões que tiveram lugar no II Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, realizado entre 04 e 08 de dezembro de 2017 em Brasília-DF, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Costa de Souza, UFLA

Gustavo Costa de Souza é professor do curso de bacharelado em Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (PPGAP/UFLA) e Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ). Seus campos de interesse incluem estudos críticos, administração pública brasileira e análise de políticas públicas.

Regina Cláudia Laisner, UNESP

Regina Claudia Laisner é professora no curso de Relações Internacionais, no Programa de Mestrado em Direito, na linha Direito, Sociedade e Políticas Públicas e coordenadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPs) na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Experiência em Ciência Política e Relações Internacionais nos temas: Teoria Política, Democracia e Participação, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Integração e Atuação internacional de cidades.

Luciana Leite Lima, UFRGS

Luciana Leite Lima é professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Ciências Sociais (Unicamp). Seus principais campos de interesse incluem desenho, implementação e gestão de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

Souza, G. C. de, Laisner, R. C., & Lima, L. L. (2018). Estratégias de Análise da Ação Pública. NAU Social, 9(17). https://doi.org/10.9771/ns.v9i17.31432

Edição

Seção

Novas Rotas