A formação do trabalhador no Brasil: as narrativas do sujeito produtivo e questões atuais do desenvolvimento social

Autores

  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31420

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade, Educação, Trabalho.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a formação para o trabalho na sociedade brasileira, que apresenta diversas narrativas que iludem, com a promessa de formação crítica do sujeito, no sentido de ampliar sua capacidade reflexiva e a qualidade de suas tarefas. Parte-se da hipótese de que essas narrativas sobre o processo de formação do trabalhador se constituem em estratégias para se consolidar um modelo de escola terminal para atender as exigências do mercado. Quanto ao método utilizado, tem-se como proposição teórica a Filosofia da Educação, para analisar e interpretar a área temática trabalho e educação. Conclui-se que, por um lado, a incapacidade de ser um profissional crítico podem ser identificados em diversos “erros” que se produzem na perda de qualidade do trabalho, e isso pode ser considerado como o maior problema na formação do sujeito para o trabalho no Brasil. Por outro lado, a inserção do trabalho na unidade escolar deveria ser elemento que pudesse potencializar a transmissão da cultura e, principalmente, ampliar o desejo daqueles que ingressam no processo de formação. Portanto, a formação do trabalhador no Brasil se constitui no paradoxo entre a anulação do sujeito do desejo e a exaltação do sujeito produtivo que retrocedem as questões atuais do desenvolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Graduação em Educação Física - UNESP Mestre e Doutor em Educação - UNICAMP Pós doutor Filosofia da Educação - USP

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Rodrigues, R. (2019). A formação do trabalhador no Brasil: as narrativas do sujeito produtivo e questões atuais do desenvolvimento social. NAU Social, 10(18). https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31420

Edição

Seção

Novas Rotas