Estratégias de ensino nos cursos do Campo de Públicas: análise do panorama atual e os desafios para o ensino multidisciplinar

Autores

  • Lindijane de Souza Bento Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raquel Maria da Costa Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Vitória Araújo Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Louise Rodrigues de Lima Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31417

Palavras-chave:

Campo de Públicas, Estratégias de ensino, Multidisciplinaridade.

Resumo

A partir do início dos anos 2000, o Governo Federal introduziu um conjunto de mudanças no Ensino Superior brasileiro. Nesse contexto, através do REUNI ocorreu a expansão de cursos de graduação que possuem como propósito a formação de profissionais aptos a gerir a máquina pública de forma eficiente e que consideram a multidisciplinaridade como tronco comum, promovendo um ensino generalista aliado à busca pela especialização. Tais experiências, em conjunto, contribuíram para a criação de um movimento denominado de Campo de Públicas no Brasil. Nesse sentido, o presente artigo objetiva promover uma compreensão epistemológica e conhecer a diversidade de estratégias de ensino desse Campo, conferindo destaque para os perfis dos cursos pesquisados e para as inovações presentes em cada experiência. Para tanto, selecionou-se os cinco casos pioneiros das universidades federais pós REUNI, sendo um de cada região do Brasil. As experiências escolhidas foram Administração Pública – UNIRIO, Gestão Pública para o Desenvolvimento Regional – UFOPA, Gestão de Políticas Públicas – UFRN, Gestão de Políticas Públicas – UnB, e por fim, Políticas Públicas – UFRGS. Em seguida, foram analisados os projetos pedagógicos, identificando-se elementos convergentes e diferenciais em cada experiência. Levando-se em consideração esses aspectos, foi possível identificar que embora exista divergências, a multidisciplinaridade presente nesses cursos do Campo de Públicas coadunam para a formação de um profissional crítico, ético, aptos para a resolução de problemas complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindijane de Souza Bento Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia e Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) Professora adjunta do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Raquel Maria da Costa Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Substituta do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Ciências Sociais (UFRN). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN).

Ana Vitória Araújo Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharela em Gestão de Políticas Públicas. Mestranda em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas.

Louise Rodrigues de Lima Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharela em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017. (UFRN). Possui área de interesse em Políticas Públicas e no Campo de Públicas.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Bento Almeida, L. de S., da Costa Silveira, R. M., Araújo Fernandes, A. V., & de Lima Alves, L. R. (2018). Estratégias de ensino nos cursos do Campo de Públicas: análise do panorama atual e os desafios para o ensino multidisciplinar. NAU Social, 9(16). https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31417

Edição

Seção

Bons Ventos