ESPAÇOS PARTICIPATIVOS E O USO DE METODOLOGIAS INTEGRATIVAS PARA EFETIVIDADE DE DIREITOS

Autores

  • Danielle Araújo UFSB

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31416

Palavras-chave:

espaços participativos, metodologias integrativas, intercâmbio de saberes

Resumo

O trabalho expõe o relato de experiência de duas intervenções no campo social utilizando metodologias integrativas como base de ação. Trata-se do Programa Justiça Comunitária, desenvolvido na comunidade de Manguinhos, nos anos de 2012 e 2013, e do Projeto Bebel – Inclusão Socioeconômica de Mulheres na Praça da Bandeira, executado nos anos de 2013 e 2014, ambas na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo geral do trabalho apresentado é expor o processo de fomento e criação de espaços participativos em âmbito comunitário e estatal, e a utilização de metodologias integrativas como um instrumento importante para a compreensão do contexto comunitário e para construção de soluções coletivas e efetividade de direitos em nível local. Os resultados a serem apresentados se compõem por um guia de ação sobre o processo de mudança comunitária a partir do uso de metodologias integrativas para a construção coletiva de novos saberes e a sua importância na formulação de políticas públicas participativas com uma perspectiva reflexiva, dialógica e inclusiva. A metodologia do trabalho se baseia em uma pesquisa qualitativa com delineamento bibliográfico, a partir de fontes digitais e impressas de livros, periódicos e documentos públicos, além de dados institucionais estatais e não-governamentais, referentes às experiências apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Araújo, UFSB

Mestranda em Estado e Sociedade na Universidade Federal do Sul da Bahia. Formada em Direito pela PUC/RJ. Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, FIOCRUZ/RJ.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Araújo, D. (2018). ESPAÇOS PARTICIPATIVOS E O USO DE METODOLOGIAS INTEGRATIVAS PARA EFETIVIDADE DE DIREITOS. NAU Social, 9(16). https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31416

Edição

Seção

Diários de Bordo