O WHOQOL-Bref para avaliar qualidade de vida como instrumento de apoio à Gestão Pública

Autores

  • Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski UFPR
  • Luciana Vieira Castilho-Weinert UFPR

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31412

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Idosos, Políticas públicas, Instrumentos de gestão.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização do questionário World Health Organization Quality of Life – WHOQOL-Bref, elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar qualidade de vida, como instrumento da gestão pública de proposição e/ou avaliação de políticas públicas sociais. Para tanto, utilizamos dois estudos realizados em espaços geridos pela gestão pública em cidades de pequeno porte (20 mil a 50 mil habitantes) do litoral paranaense, como alicerces para a discussão. No primeiro estudo, avaliamos a qualidade de vida de idosos que participam de atividades de lazer (AL) num centro cultural de Matinhos. O segundo envolveu idosos que desenvolvem atividades físicas (AF) num centro de convivência de idosos de Pontal do Paraná. Os resultados alcançados destacaram a importância de determinadas políticas na qualidade de vida de forma geral e sublinharam os setores que precisam de maior intervenção por parte da gestão pública, como acesso aos serviços de saúde e melhoria nos meios de transporte. Na conclusão, apontamos que o questionário WHOQOL-Bref pode ser utilizado como instrumento de apoio à gestão, na medida em que possibilita identificar o que é eficiente e o que pode ser proposto em termos de políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski, UFPR

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Curso de Graduação em Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná (PPGDTS/UFPR).

Luciana Vieira Castilho-Weinert, UFPR

Doutora em Ciências - Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná (PPGDTS/UFPR).

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Hoffmann-Horochovski, M. T., & Castilho-Weinert, L. V. (2018). O WHOQOL-Bref para avaliar qualidade de vida como instrumento de apoio à Gestão Pública. NAU Social, 9(16). https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31412

Edição

Seção

Novos Territórios