Perspectivas e desafios da participação em tempos de crise democrática.

Autores

  • Valeria Giannella Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31408

Palavras-chave:

Crise democrática, participação, projeto político, Teia dos povos.

Resumo

Neste artigo parto do reconhecimento de que a nova situação política engendrada no Brasil pelo golpe de 2016, pede a reconsideração da estação participacionista iniciada desde a década de 90 e seguida, nos governos do PT, a partir da eleição do Presidente Lula. A questão de pesquisa aqui posta é a seguinte: a mudada conjuntura política do Brasil nos pede uma reflexão sobre o desgaste do projeto de democracia participativa desdobrado até aqui, e nos impele a repensar a gramática, as formas e a amplidão das dinâmicas participativas do futuro. O objetivo é entender que novas formas está e ainda pode assumir a participação nesta nova conjuntura política, inclusive trazendo como exemplos algumas experiências de Teias entre sujeitos marginalizados na estação anterior. Metodologicamente o trabalho originou de um ciclo de seminários, e se baseia em pesquisa bibliográfica e observação participante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Giannella, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Valéria Giannella, se formou em Planejamento Urbano e Regional na Escola de Arquitetura de Veneza (Itália), aonde também cursou seu Doutorado em Políticas Públicas do Território. Desde o ano de 1993 promove a construção participativa de políticas urbanas e do meio ambiente junto ao setor não governamental e à universidade. Foi parte ativa do movimento europeu de Cidades e Vilas Sustentáveis, comprometido com a aplicação da Agenda 21 Local e com o marco referencial do Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. Contribuiu de forma substancial ao avanço das práticas ligadas à área da economia solidária na Itália. Distintiva do seu trabalho é a busca de uma conexão fértil entre conhecimento e ação. Desde o ano de 2005 atuou junto ao CIAGS (Centro Interdisciplinar de Gestão Social e Desenvolvimento Local), da UFBA, como docente no Mestrado Interdisciplinar Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social e no trabalho de campo em comunidades periféricas da cidade do Salvador. Desde novembro de 2009 tornou-se professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, Campus no Cariri. Desde 2011 é professora permanente do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável e líder do Paidéia, Laboratório transdisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre Metodologias Integrativa para a Educação e a Gestão Social.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Giannella, V. (2018). Perspectivas e desafios da participação em tempos de crise democrática. NAU Social, 9(16). https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31408

Edição

Seção

Novas Rotas