Participação e Destinação de Terras da União para habitação de interesse social: o que se aprendeu com a luta e o que mudou no território?

Autores

  • Urânia Flores da Cruz Freitas UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v8i15.31399

Palavras-chave:

habitação, participação social, ação pública, instrumentos de regularização fundiária da União, aprendizagens na luta

Resumo

Este ensaio busca refletir sobre a política pública urbana no Brasil, com particular atenção às ações do governo, após a criação do Estatuto das Cidades (2003) e dos Grupos de Trabalho da  Secretaria do Patrimônio da União (SPU) (2008), com maior ênfase para o período compreendido entre 2008 e 2010. Do ponto de vista das categorias de análise utilizadas, destacam-se: as concepções de território, de habitação de interesse social, de cidade, bem como a participação dos atores envolvidos nas ações da própria SPU. Além disto, foram problematizadas as diferentes percepções dos atores em relação às ações de regularização fundiária; a destinação de imóveis públicos para Habitação de Interesse Social (HIS); e as estratégias para viabilizar o controle social por parte da sociedade civil. As conclusões apontam para as dimensões da aprendizagem em tais experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Urânia Flores da Cruz Freitas, UnB

Graduada em Pedagogia - Católica de Brasília. Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. (PPGDSCI/CEAM). Integra o Grupo de Pesquisa Tecnologias e Instrumentos de Gestão - GEPIN, do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE/ UnB). Membro do Núcleo de Estudos Urbanos- NEUR/CEAM/UNB. Temas de interesse: trabalho, educação, democracia; movimentos sociais, direito a cidade, população em situação de rua; estado, gestão pública, desenvolvimento, ação política, ação pública, estratégia e prospecção de cenários.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Freitas, U. F. da C. (2017). Participação e Destinação de Terras da União para habitação de interesse social: o que se aprendeu com a luta e o que mudou no território?. NAU Social, 8(15). https://doi.org/10.9771/ns.v8i15.31399

Edição

Seção

Novos Territórios