Governança em Organizações da Sociedade Civil: Aprendizagem e Inovação na Rede Instituto Padre Vilson Groh

Autores

  • Luiz Fernando Nieuwenhoff Schefer Instituto Padre Vilson Groh
  • Paula Chies Schommer UDESC
  • Vilson Groh Instituto Padre Vilson Groh

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31355

Palavras-chave:

Governança, Organizações Da Sociedade Civil, Instituto Pe. Vilson Groh, Coprodução Do Bem Público, Rede.

Resumo

Diante do desafio de superar a rigidez dos instrumentos de gestão exigidos das organizações da sociedade civil (OSCs) frente aos questionamentos sobre sua legitimidade, este trabalho sistematiza a experiência do Instituto Padre Vilson Groh (IVG) na construção de um jeito de governança que empodere as pessoas e organizações integrantes da Rede IVG. A partir dessa sistematização, destacam-se aprendizagens e inovações em governança de OSCs no atual contexto brasileiro: gestão de OSCs em rede, atuação a partir das margens como base da governança, constituição de fundo patrimonial, processos decisórios compartilhados, redes e coprodução para enfrentar problemas públicos. O trabalho foi realizado entre 2013 e 2014, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com 20 integrantes e parceiros da Rede, observação participante e grupo de trabalho para delineamento e análise dos dados. Um dos resultados é um mapa da governança do IVG, baseado na abordagem da Governança com Engajamento Comunitário (Community-Engagement GovernanceTM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Nieuwenhoff Schefer, Instituto Padre Vilson Groh

Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014), possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Analista Administrativo do Instituto Pe. Vilson Groh

Paula Chies Schommer, UDESC

Paula Chies Schommer é professora de Administração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG). É líder do grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão. É doutora em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, mestre em administração pela Universidade Federal da Bahia e graduada em administração de empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Integra a Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), a International Society for Third-Sector Research (ISTR) e a International Research Society for Public Management (IRSPM). É membro do Board of Directors da International Society for Third-Sector Research (ISTR) (2015-2018). Entre seus temas de interesse, estão: coprodução do bem público, accountability, governança, gestão pública, gestão social, desenvolvimento socioterritorial e investimento social privado.

Vilson Groh, Instituto Padre Vilson Groh

Presidente do Instituto Padre Vilson Groh. Mestre em Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(1998). Desenvolve trabalho sociais há mais de 30 anos nas comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Nieuwenhoff Schefer, L. F., Schommer, P. C., & Groh, V. (2018). Governança em Organizações da Sociedade Civil: Aprendizagem e Inovação na Rede Instituto Padre Vilson Groh. NAU Social, 9(16). https://doi.org/10.9771/ns.v9i16.31355

Edição

Seção

Novas Rotas