Corredor criativo na Cidade de São Paulo

Autores

  • Maria Amélia Jundurian Corá PUC SP
  • Carlos Eduardo Schad PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31336

Palavras-chave:

cidades criativas, economia criativa, clusters criativos

Resumo

As mudanças provocadas pela evolução de uma sociedade industrial para uma sociedade pós-industrial trouxeram novas formas de enxergar os aspectos sociais e econômicos do trabalho produtivo. Uma delas é a valorização da chamada Economia Criativa que consiste nas atividades econômicas provenientes da criatividade humana. Esta pesquisa busca analisar as possibilidades de uma cidade incentivar práticas produtivas de seus moradores na geração da criatividade, contribuindo para a economia local, para a qualidade de vida e para a atração de talentos criativos. Para tanto, foi definido como objeto de estudo é criar um índice para territórios criativos, em que se busque visualizar concentrações (clusters) de atividades criativas, como por exemplo, a existência de referências de atividades culturais, artísticas e formação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Jundurian Corá, PUC SP

Professora do Departamento de Administração PUC SP. Pos doutora em administração pela UFBA, Doutora em Ciências Sociais, Mestre e Bacharel em Administração pela PUCSP. Pesquisadora do NEATS.

Carlos Eduardo Schad, PUCSP

Mestrando em Economie de la Mondialisation pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e mestrando em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento pela PUC-SP (dupla-titulação, curso ministrado na PUC-SP). Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Corá, M. A. J., & Schad, C. E. (2015). Corredor criativo na Cidade de São Paulo. NAU Social, 6(11). https://doi.org/10.9771/ns.v6i11.31336

Edição

Seção

Novos Territórios