Sociologia da programação social: bens coletivos e política da escala temporal na Itália

Autores

  • Tommaso Vitale Sciences Po, Centre d’études européennes (CEE), Laboratoire interdisciplinaire d'évaluation des politiques publiques (Liepp).

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31329

Palavras-chave:

sociologia urbana, comparação, welfare local, governança, bens coletivos.

Resumo

Este artigo busca ilustrar a história e a sociologia da programação dos serviços sociais na Itália, caracterizada por elementos de continuidade e de descontinuidade em sua programação social. Para isto, começaremos reconstruindo o significado que o termo “programação” assumiu na Itália (1), a sua relação com a cultura do reformismo (2) e os múltiplos fatores que levaram à critica de uma concepção “centralista” da programação (3). Em seguida, veremos as matrizes da programação social antecipada pela Lei nº 328/2000 nas obras da nova programação local, desenvolvidos em diversos setores das políticas públicas dos anos 1990 (4). O ponto seguinte é dedicado aos Planos de zona, que assumem uma dimensão política, a partir da reforma do welfare local, introduzida pela Lei nº 328/2000 e pela reforma do Título V da Constituição, bem como sobre as principais tensões que surgiram entre valorização dos recursos locais e uniformidade de direitos (5). Precisada a dinâmica histórico-política que levou à configuração atual, poderemos discutir a relevância dos bens coletivos para a solidariedade (6) e a dimensão política da escala temporal própria à programação (7), antes de apresentarmos algumas reflexões finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tommaso Vitale, Sciences Po, Centre d’études européennes (CEE), Laboratoire interdisciplinaire d'évaluation des politiques publiques (Liepp).

doutor em Sociologia pela Università degli Studi di Milano, na Itália, é professor e pesquisador da Sciences Po, em Paris, França, membro do Centre d’études européennes (CEE) e Diretor científico do mestrado Governing the Large Metropolis – Masters d’affaires urbaines da Sciences Po.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Vitale, T. (2015). Sociologia da programação social: bens coletivos e política da escala temporal na Itália. NAU Social, 6(10). https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31329

Edição

Seção

D’outros Mares