O perfil do gestor social no Brasil

Autores

  • Marina Aparecida Lima Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31321

Palavras-chave:

Gestão social. Perfil. Gestor social.

Resumo

Este artigo estuda o perfil do gestor social no Brasil. Para tanto, esse paper traz a tona as discussões levantadas sobre a delimitação do termo no trabalho de Cançado, Pereira, Tenório (2013), bem como seu espaço para propagação no sentido de responder a seguinte questão norteadora desse artigo: qual é o perfil do gestor social e como ele é formado, seja no âmbito acadêmico ou comunitário? A identificação do perfil do gestor social poderá contribuir para elucidar o próprio conceito de gestão social e servir de base para trabalhos de pesquisa e de extensão. Metodologicamente, esse trabalho não tem o intuito de desenvolver um overview da produção científica sobre gestão social, mas caracterizar o perfil do gestor social presente nos textos publicados nesta área. Conclui-se que a formação do gestor social ocorre comunitariamente e não está condicionada a uma formação acadêmica. Tal formação está relacionada à predicados substantivos e intrínsecos ao gestor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Aparecida Lima, Universidade Federal de Lavras

Mestrado em Administração Pública pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (2015), na área de Gestão das Organizações Públicas do Estado.

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Orientador no Mestrado Profissional em Administração Pública, no mestrado acadêmico e no Doutorado em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestre em Administração pela mesma Universidade (1991) e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Lavras. Tem coordenado projetos de pesquisas e orientações nas áreas de administração pública, gestão social e economia solidária.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Lima, M. A., & Pereira, J. R. (2015). O perfil do gestor social no Brasil. NAU Social, 6(10). https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31321

Edição

Seção

Novas Rotas