ARRANJOS DE UMA POLÍTICA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Autores

  • Vania Martins Pereira

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31317

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia, Inovação, Política, Mobilidade.

Resumo

Este trabalho analisa o Programa Ciência sem Fronteiras - CsF, política pública em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) de maior destaque do governo atual. O Programa objetiva colocar o Brasil dentro de um parâmetro internacionalmente estabelecido de C,T&I e concorda com a ideia de se focar na inovação e no fortalecimento da indústria para a geração de crescimento econômico e desenvolvimento social. As ações buscam a mobilidade estudantil e profissional, tornando possível a experiência acadêmica e profissional em instituições de ensino e de pesquisa e em empresas internacionais. Estudos comprovam que o caminho mais comum tomado pelos países desenvolvidos e emergentes, como a Coréia, foi o desenvolvimento da C,T&I por meio da internacionalização e da maior relação entre o meio empresarial e as instituições de ensino e pesquisa. A análise sobre a implementação do Programa CsF se faz crucial para que o projeto seja eficaz. Afinal, implementar não é algo estático ou linear e sim, interativo, iterativo e necessita de governança. Dessa forma, há geração de valor público, confiança e satisfação social nas ações institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Martins Pereira

Antropóloga. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília. Com bacharelado em Ciências Sociais/ habilitação em Antropologia e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Atualmente, é analista em ciência e tecnologia do CNPq e encontra-se licenciada para assuntos particulares do cargo de professora na SEDF. Foi técnica em assuntos educacionais na ENAP, educadora social em meio ambiente na SEDEST-DF, antropóloga na OSCIP IDESPA, escriturária no Banco do Brasil e estagiária, inicialmente, na FUNAI.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Pereira, V. M. (2015). ARRANJOS DE UMA POLÍTICA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. NAU Social, 6(10). https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31317

Edição

Seção

Novas Rotas