O PROGRAMA BEM ESTAR E A MUDANÇA DA ALIMENTAÇÃO DOS TELESPECTADORES

Autores

  • Breno de Paula Andrade Cruz UFRRJ
  • Nathália Cândido da Silva UFRRJ
  • Ingrid Patrícia Ferreira da Silva UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31315

Palavras-chave:

Programa Bem Estar, Obesidade, Hábitos Alimentares Saudáveis

Resumo

Relatórios de diferentes órgãos mundiais apontam a obesidade como um problema de saúde mundial assumindo características de epidemia, necessitando, assim, de um olhar assertivo dos governos no combate à doença. E a conscientização é um importante veículo de prevenção. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo verificar a influência do programa matinal Bem Estar, da emissora Rede Globo, na mudança dos hábitos alimentares dos telespectadores. Especificamente busca-se: (i) verificar se existe alguma influência do programa na mudança no preparo e consumo dos alimentos; (ii) identificar quais foram as principais mudanças; (iii) analisar se as mudanças ocorridas se traduziram em qualidade de vida para o telespectador; (iv) entender quais hábitos se tornaram frequentes na alimentação após a conscientização; e, (v) identificar as motivações para o consumo de produtos industrializados. Uma pesquisa do tipo qualitativa, que utilizou o método Estudo de Caso, foi conduzida com 16 telespectadoras responsáveis pelo preparo dos alimentos em suas casas em uma cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ).Os resultados da pesquisa de campo apontam que os telespectadores: mudaram a forma de preparo e consumo dos alimentos; passaram a condicionar suas percepções de saúde à uma alimentação saudável o que motivou na mudança de suas dietas;e, adicionalmente, que o consumo de produto industrializados muitas vezes se dá em função da praticidade do preparo ou pelo baixo custo de aquisição - evidenciando que a restrição orçamentaria pode influenciar em uma dieta hipercalórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRRJ

Professor Adjunto da UFRRJ; Pesquisador Faperj; Vice coordenador do curso de graduação em Adiministração Pública da UFRRJ; Coordenador do Projeto Rondon na UFRRJ; Doutor em Administração (Eaesp-FGV); Mestre em Administração Pública (Ebape-FGV); Administrador (Ufla).

Nathália Cândido da Silva, UFRRJ

Graduanda em Administração Pública (UFRRJ); Bolsista de Iniciação Científica CNPq; Técnica em Informática (CEFET-MG).

Ingrid Patrícia Ferreira da Silva, UFRRJ

Graduanda em Administração Pública (UFRRJ); Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Cruz, B. de P. A., Silva, N. C. da, & Silva, I. P. F. da. (2015). O PROGRAMA BEM ESTAR E A MUDANÇA DA ALIMENTAÇÃO DOS TELESPECTADORES. NAU Social, 6(10). https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31315

Edição

Seção

Novos Territórios