A Percepção Identitária dos Apinayé Como Suporte Para a Gestão Social

Autores

  • Miguel Pacífico Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins
  • Thelma Pontes Borges Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v7i12.31310

Palavras-chave:

indígenas, educação, gestão social

Resumo

Discutiremos a Gestão Social a partir de pesquisa realizada com os índios Apinayé. O objetivo é analisar suas percepções em relação à manutenção de traços identitários. Os conceitos de tática e socialidade são o suporte para a visualização de conquista de espaços nas relações desse povo com a sociedade não indígena. Entrevistamos caciques, professores indígenas, pajés, integrantes de maior idade e indivíduos sem relação de liderança, através de entrevistas semi-dirigidas nas aldeias localizadas no município de Tocantinópolis, no extremo norte do Tocantins. Concluímos que o registro de percepções de mundo dos Apinayé fornece subsídios para a formulação de políticas públicas de acordo com as proposições da Gestão Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Pacífico Filho, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins. Curso de Gestão de Cooperativas

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Administração pela UFLA e Mestre em Administração pela UFBA.

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Tocantins

Professora de Psicologia do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Psicologia pela USP, Mestre em Educação pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

Pacífico Filho, M., Cançado, A. C., & Borges, T. P. (2016). A Percepção Identitária dos Apinayé Como Suporte Para a Gestão Social. NAU Social, 7(12). https://doi.org/10.9771/ns.v7i12.31310

Edição

Seção

Novos Territórios