DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE ENVOLVIDAS COM A QUESTÃO DA ÁGUA

Autores

  • Viviane Brito Viana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Celme Torres Ferreira da Costa UFCA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31303

Palavras-chave:

Água, Sustentabilidade, Dimensões

Resumo

O uso desordenado dos recursos hídricos, aos poucos, está tornando a água potável imprópria para o consumo humano. Em meio a isto, tanto o crescimento demográfico quanto o econômico multiplicam os usos das águas e assim crescendo a demanda pelo bem natural, assim, diante destes fatores não se pode encarar a água como um bem comum, pois a confrontação de sua disponibilidade com suas demandas tende a acarretar a escassez. Observando estes fatos, faz-se necessário reconhecer que a água é um bem econômico e um recurso estratégico essencial ao desenvolvimento econômico e social dos países. Dentro deste contexto, pode-se inferir que a Fonte Batateiras dispõe de um recurso estratégico de valor econômico e social e, tendo como característica a sua vazão em relação a outras fontes da região do Cariri. No entanto, para que a região venha a usar e a defender, adequadamente este recursos hídricos, mediante a sua disponibilidade, é preciso estabelecer e intensificar a regulação, a valoração e a conscientização, de maneira que, gradativamente, a população passe a utilizar, racionalmente, o recurso de forma que a água, hoje abundante, possa permanecer com este status e, através do mercado, promova uma nova rota de crescimento e desenvolvimento para a região do Cariri. Para tanto, há que se adotar formas de gestão que possibilitem zelar pela conservação quantitativa e qualitativa das águas e pela racionalidade dos usos e seu justo compartilhamento, tendo como premissa as cinco dimensões da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Brito Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Ceará campus Cariri. Professora DE do IFCE campus Juazeiro do Norte.

Celme Torres Ferreira da Costa, UFCA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1993), especialização em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vinculada aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA) e Pós-Graduação em Engenharia Civil - Recursos Hídricos (DEHA/UFC), e exerce o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Viana, V. B., & Costa, C. T. F. da. (2015). DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE ENVOLVIDAS COM A QUESTÃO DA ÁGUA. NAU Social, 6(10). https://doi.org/10.9771/ns.v6i10.31303

Edição

Seção

Diários de Bordo