Educar Para Paz e Para a Sustentabilidade: Construindo Caminhos Para Outro Mundo Possível

Autores

  • Verônica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Cariri
  • Domingos Arthur Feitosa Petrola Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v5i8.31291

Palavras-chave:

Educação, cultura de paz, desenvolvimento sustentável

Resumo

Educar para a paz e para a sustentabilidade é apontada hoje como uma das possibilidades para construção de uma educação que dialogue com as eminentes crises civilizatórias, como a violência, o aumento das desigualdades sociais e a degradação socio-ambiental. Essa proposta traz perguntas sobre o modo de vida, questionando o sistema econômico que produz relações de opressão e dominação, e aponta possíveis caminhos para a superação destas. Desta forma, este artigo tem como objetivo promover uma reflexão aprofundada sobre uma prática educacional que centra sua práxis na construção de uma cultura de paz, que tem como valores transversais a tolerância, a solidariedade, o diálogo e a conscientização; bem como traz concepções sobre desenvolvimento que estejam alinhados com a promoção de sustentabilidade, aqui concebida através da recuperação do sentido relacional mais profundo da existência humana com o planeta Terra, nas dimensões cultural, ambiental, política e social. Dessa interligação entre paz e sustentabilidade, ressalta-se a importância da educação como espaço de aprendizagem afetiva, pois a qualidade do conhecimento produzido orienta-nos as emoções e comportamentos, e que, se realizados em uma prática opressiva, podem gerar indiferença em relação à vida e ao ambiente. Portanto, acredita-se que a promoção da tolerância e de uma cultura de paz, e do estabelecimento da sustentabilidade como prática cotidiana é o terreno para ousarmos uma utopia que signifique a superação do atual modelo econômico, político e social; através de novas racionalidades, que mudem radicalmente nossa existência no planeta, nos ensinando a acreditar e a fazer outro mundo possível.

Biografia do Autor

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Psicóloga. Doutora em Educação (UFC). Professora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA).

Domingos Arthur Feitosa Petrola, Universidade Federal do Cariri

Psicólogo. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA).

Downloads

Publicado

2014-04-20

Edição

Seção

Novas Rotas