Tecnologia da Informação e Democratização da Gestão: os desafios em uma experiência de cooperativismo

Autores

  • Vander Luiz Aguiar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rodrigo Baroni de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v4i7.31271

Palavras-chave:

Economia Solidária, Cooperativismo, Gestão Participativa, Tecnologia da Informação

Resumo

Cooperativas são uma das iniciativas com potencial para minimizar a desigualdade social por meio da inclusão dos mais pobres, sendo que a gestão participativa se constitui em um dos fatores que viabilizaria o sucesso desse tipo de empreendimento. A contribuição das ferramentas específicas de Tecnologia da Informação (TI) como catalisadoras do processo de participação do público interno na gestão das cooperativas ainda carece de uma análise mais aprofundada. O objetivo desta pesquisa foi verificar se a TI facilita a democratização da gestão em cooperativas. A pesquisa empregou técnicas qualitativas e quantitativas no estudo de caso de uma cooperativa de produtores de cogumelos localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Analisou-se o chamado “Escritório Virtual”, ferramenta de gestão desenvolvida pela própria cooperativa. A principal técnica utilizada foi a análise de conteúdo, utilizando documentos da organização, bem como outros dados secundários gerados pelo “Escritório Virtual”. Os resultados mostraram que o Escritório facilita a gestão participativa para os próprios gestores e os funcionários, contribuindo também para a disseminação de informações entre os associados. A conclusão é que a democratização da gestão ocorreu parcialmente, pois o simples uso da ferramenta não garantiu a inclusão dos associados neste processo. Essa ferramenta não pode ser tomada como um recurso, ou seja, resumida a si mesma, para a promoção da participação dos associados, visto que os laços de solidariedade entre os associados são elementos importantes para dinamizar esse recurso de gestão. Entretanto, o Escritório viabilizou investimentos que podem facilitar muito a gestão participativa em cooperativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Luiz Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (PPGA), associado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1998) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é Professor Assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Instituiu e atuou como Diretor Presidente de uma coopertiva de produção agrícola 2005 a 2011. No que se relaciona a pesquisa, interessa-se pela Gestão de Empresas Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Estratégia e Inovação.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG).

Rodrigo Baroni de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Rodrigo Baroni de Carvalho possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com período de doutorado-sanduíche (2004 a 2005) na Universidade de Toronto, Canadá (Faculty of Information Studies). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Recebeu o Prêmio UFMG de Teses pela melhor tese em Ciência da Informação defendida em 2006. É Professor Adjunto da PUCMinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Possui experiência de 17 anos como Analista de Sistemas, tendo atuado na Cemig, Acesita, Belgo Mineira Sistemas, Bemge e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Seus temas principais de pesquisa são: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação,Administração Pública, Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. É membro do Comitê Científico da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD para o biênio 2013-2014. Foi coordenador do tema Gestão da Informação da divisão acadêmica de Administração de Informação da ANPAD no biênio 2011-2012. É editor da Revista de Economia & Gestão da PUCMinas (Qualis B2) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas. É membro do comitê editorial da revista Abakós: Journal of Interdisciplinary Studies on Sciences and Informatics editada pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUCMinas. É revisor de 5 periódicos Qualis nas áreas de Administração e Ciência da Informação. Orientou 2 dissertações e co-orientou 2 dissertações de Mestrado em Administração. Participou de 33 bancas de defesa de dissertação de Mestrado e 4 bancas de defesa de tese de Doutorado. Publicou 59 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicado. Publicou 2 artigos em periódicos internacionais, 12 artigos em periódicos nacionais e 12 trabalhos em anais de eventos internacionais no Canadá, Áustria, EUA (Havaí), Portugal, Argentina e Suíça.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Aguiar, V. L., Teodósio, A. dos S. de S., & de Carvalho, R. B. (2013). Tecnologia da Informação e Democratização da Gestão: os desafios em uma experiência de cooperativismo. NAU Social, 4(7). https://doi.org/10.9771/ns.v4i7.31271

Edição

Seção

Novas Rotas