Programa Bolsa Família: efeitos e perspectivas futuras para o Brasil

Autores

  • Guilherme Quaresma Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Gabriela Caldeira Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v4i7.31262

Palavras-chave:

Desigualdades Sociais, Programa Bolsa Família, Políticas Públicas, Transferência Condicionada de Renda

Resumo

A formatação do Programa Bolsa Família (PBF) representa um marco para as políticas sociais no Brasil e, consequentemente, tem sido alvo de vários estudos que proporcionam subsídios relevantes para o seu aprimoramento. O programa, que começou em 2003, está completando dez anos em 2013. Logo, o presente artigo busca apresentar de forma sucinta, através de revisão bibliográfica, o caminho percorrido pelas políticas sociais no país, com o enfoque no Programa Bolsa Família, bem como os seus principais resultados até o momento. Acredita-se que este trabalho contribui para o enriquecimento dos debates acerca da efetividade do programa em questão. Com base nas análises do processo de construção social do país, além dos dados disponíveis acerca dos impactos do PBF, podemos inferir que há efetividade tangível no campo social. Isto permite abrir discussões sobre possíveis ganhos futuros para as crianças de famílias beneficiárias. Porém, alguns de seus eixos não tem se desenvolvido qualitativamente, impondo desafios substanciais ao programa, tanto no campo teórico quanto prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Quaresma Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

É bacharel em Gestão Pública - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) -, mestrando em Ciência Política pela mesma instituição e pesquisador do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS), com experiência em avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Ana Gabriela Caldeira Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Gestão Pública - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); é servidora efetiva da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, com experiência na área de gestão orçamentária, com ênfase em execução orçamentária e financeira.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Gonçalves, G. Q., & Dias, A. G. C. (2013). Programa Bolsa Família: efeitos e perspectivas futuras para o Brasil. NAU Social, 4(7). https://doi.org/10.9771/ns.v4i7.31262

Edição

Seção

Novos Territórios