Projeto Educação para a Sustentabilidade Socioambiental: Jogo Planetarium

Autores

  • Luciano Prates Junqueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Aureo M. G. Pinto PUC-SP e Fundação Oswaldo Cruz
  • Cíntia Bincoleto Fazion PUCSP
  • MAria de Fátima C. D. Alexandre Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Maria M.V. Urive

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v4i6.31239

Palavras-chave:

sustentabilidade, educação, jogo.

Resumo

Este relato é o resultado prático do desenvolvimento do ‘Jogo Planetarium: guia para pilotos da espaçonave Terra’ desenvolvido no âmbito do Projeto “Educação para a Sustentabilidade”, temática pertinente à formação em gestão social. Planetarium é um jogo de tabuleiro que pretende sensibilizar seus participantes através da prática de ações socioculturais concretas e cooperativas. O jogo permite aos alunos vivenciar experiências reais do cotidiano nas dimensões econômica, social e ambiental. Para o desenvolvimento dessa metodologia em especial, nos baseamos na interdisciplinaridade, considerando que a intersecção entre as disciplinas é característica fundamental capaz de promover a integração entre a educação, a sustentabilidade e o ser humano. Neste sentido, cabe-nos dizer que este jogo foi desenvolvido a partir da base teórica dos quatros princípios norteados pela Carta da Terra, documento que prioriza objetivos e valores universais em torno de paradigmas civilizatórios que disseminem a cultura em educação, a fim de nos tornarmos uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica: (I) respeitar e cuidar da comunidade de vida; (II) integridade ecológica; (III) justiça social e econômica; e (IV) democracia, não-violência e cultura de paz. O jogo tem sido aplicado em universidades, empresas e fundações privadas e associações sem fins lucrativos.

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Biografia do Autor

Luciano Prates Junqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

outorado em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS/PUCSP. E-mail: jun@pucsp.br.

Aureo M. G. Pinto, PUC-SP e Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) da PUC-SP e da Diretoria de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz, em análise de redes sociotécnicas, planejamento prospectivo, gestão e políticas públicas. E-mail: aureo.gaspar@gmail.com.

Cíntia Bincoleto Fazion, PUCSP

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Analista de Projetos pela Fundação São Paulo. Atua na linha de pesquisa Organizações e Sociedade. Integrante do NEAT’S e NEF. E-mail: cfazion@pucsp.br.

MAria de Fátima C. D. Alexandre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas:Terceiro Setor, responsabilidade Social. E-mail: mafalexandre@gmail.com

Maria M.V. Urive

Mestre em TIDD Tecnologias da Inteligência e Design Digital PUC-SP - Aprendizagem e Semiótica Cognitiva (2012). Consultora na área de desenvolvimento de talentos e criadora de jogos empresariais. Livros editados com o nome de Magda Vila: Focalização de Jogos em T&D e Jogos Cooperativos no Processo de Aprendizagem Acelerada, da Editora Qualitymark. E-mail: magdavila@terra.com.br

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Junqueira, L. P., Pinto, A. M. G., Fazion, C. B., Alexandre, M. de F. C. D., & Urive, M. M. (2013). Projeto Educação para a Sustentabilidade Socioambiental: Jogo Planetarium. NAU Social, 4(6), 133–140. https://doi.org/10.9771/ns.v4i6.31239

Edição

Seção

Novas Rotas