Projeto Educação para a Sustentabilidade Socioambiental: Jogo Planetarium
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v4i6.31239Palavras-chave:
sustentabilidade, educação, jogo.Resumo
Este relato é o resultado prático do desenvolvimento do ‘Jogo Planetarium: guia para pilotos da espaçonave Terra’ desenvolvido no âmbito do Projeto “Educação para a Sustentabilidade”, temática pertinente à formação em gestão social. Planetarium é um jogo de tabuleiro que pretende sensibilizar seus participantes através da prática de ações socioculturais concretas e cooperativas. O jogo permite aos alunos vivenciar experiências reais do cotidiano nas dimensões econômica, social e ambiental. Para o desenvolvimento dessa metodologia em especial, nos baseamos na interdisciplinaridade, considerando que a intersecção entre as disciplinas é característica fundamental capaz de promover a integração entre a educação, a sustentabilidade e o ser humano. Neste sentido, cabe-nos dizer que este jogo foi desenvolvido a partir da base teórica dos quatros princípios norteados pela Carta da Terra, documento que prioriza objetivos e valores universais em torno de paradigmas civilizatórios que disseminem a cultura em educação, a fim de nos tornarmos uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica: (I) respeitar e cuidar da comunidade de vida; (II) integridade ecológica; (III) justiça social e econômica; e (IV) democracia, não-violência e cultura de paz. O jogo tem sido aplicado em universidades, empresas e fundações privadas e associações sem fins lucrativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-31
Como Citar
Junqueira, L. P., Pinto, A. M. G., Fazion, C. B., Alexandre, M. de F. C. D., & Urive, M. M. (2013). Projeto Educação para a Sustentabilidade Socioambiental: Jogo Planetarium. NAU Social, 4(6), 133–140. https://doi.org/10.9771/ns.v4i6.31239
Edição
Seção
Novas Rotas