Gestão Social no “Divã”: uma Análise dos Estudos Publicados em Periódicos Nacionais entre 2001 e 2011

Autores

  • Guilherme Freitas Borges Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Késia Aparecida Teixeira Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v4i7.31237

Palavras-chave:

Gestão Social, Análise Bibliométrica, Análise de Redes Sociais

Resumo

A temática Gestão Social tem ganhado destaque nos últimos anos, sendo foco de eventos e revistas científicas. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os estudos realizados no Brasil sobre o tema Gestão Social, através de busca na produção científica publicada nos principais periódicos da área de “Administração, Ciências Contábeis e Turismo”, conforme a avaliação da CAPES, considerando o período entre 2001 e 2011. Buscou-se especificamente: (i) fazer uma análise descritiva dos artigos; (ii) realizar uma análise bibliométrica (observando a Lei de Lotka); (iii) realizar uma análise sociométrica, visando identificar as possível redes sociais de colaboração entre os autores, além de verificar possíveis correlações entre os indicadores sociométricos e a produtividade dos pesquisadores. Os resultados demonstraram que os periódicos que receberam mais publicações foram os Cadernos EBAPE.BR e a Revista de Administração Pública (RAP). A maioria dos artigos apresentou enfoque teórico (62,75%); e entre os trabalhos empíricos aproximadamente 63% utilizaram abordagem qualitativa, sendo que os instrumentos de coleta de dados mais frequentes foram entrevistas e pesquisa documental. Constatou-se também que as publicações concentram-se em alguns autores apenas e que estes estão envolvidos em uma rede social colaborativa de pesquisadores, demonstrando a importância desses laços para o desenvolvimento dos estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Freitas Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor e Coordenador do Curso de Contabilidade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Meste em Administração (PPGA/UFLA) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFSJ).

Késia Aparecida Teixeira Silva, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre em Administração (PPGA/UFLA) e Bacharel em Administração (PUC-MG).

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor da Universidade Federal do Tocantis (UFT)

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Borges, G. F., Silva, K. A. T., Pereira, J. R., & Cançado, A. C. (2013). Gestão Social no “Divã”: uma Análise dos Estudos Publicados em Periódicos Nacionais entre 2001 e 2011. NAU Social, 4(7). https://doi.org/10.9771/ns.v4i7.31237

Edição

Seção

Novos Territórios