Os jornais-laboratório e o jornalismo cívico
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v3i5.31211Palavras-chave:
educação, desenvolvimento local, jornal-laboratórioResumo
A natureza social do jornalismo impõe ao jornalista e aos meios de comunicação, a responsabilidade de divulgar informações de interesse público e adotar uma prática jornalística capaz de contribuir para o desenvolvimento local. No entanto, nem sempre isso acontece e os jornais impressos, principalmente aqueles produzidos em cidades do interior do Brasil, se distanciam das aspirações comunitárias, priorizando o interesse particular ou político-partidário. Um dos caminhos para resolver esta situação-problema está na educação, com a formação profissional dos jornalistas nas universidades, e esta deve estar voltada para o ensino-aprendizagem do jornalismo de interesse público. Para que isto aconteça, os cursos de jornalismo devem oferecer a articulação prático-teórica das disciplinas específicas do jornalismo em ambientes laboratoriais que permitam a experimentação em meios de comunicação próprios, como os jornais-laboratórios, com periodicidade regular e dirigidos a um público específico, preferencialmente das comunidades de sua área de abrangência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-30
Como Citar
Filho, A. S. (2012). Os jornais-laboratório e o jornalismo cívico. NAU Social, 3(5), 141–156. https://doi.org/10.9771/ns.v3i5.31211
Edição
Seção
Novos Territórios