Os jornais-laboratório e o jornalismo cívico

Autores

  • Alpeniano Silva Filho Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v3i5.31211

Palavras-chave:

educação, desenvolvimento local, jornal-laboratório

Resumo

A natureza social do jornalismo impõe ao jornalista e aos meios de comunicação, a responsabilidade de divulgar informações de interesse público e adotar uma prática jornalística capaz de contribuir para o desenvolvimento local. No entanto, nem sempre isso acontece e os jornais impressos, principalmente aqueles produzidos em cidades do interior do Brasil, se distanciam das aspirações comunitárias, priorizando o interesse particular ou político-partidário. Um dos caminhos para resolver esta situação-problema está na educação, com a formação profissional dos jornalistas nas universidades, e esta deve estar voltada para o ensino-aprendizagem do jornalismo de interesse público. Para que isto aconteça, os cursos de jornalismo devem oferecer a articulação prático-teórica das disciplinas específicas do jornalismo em ambientes laboratoriais que permitam a experimentação em meios de comunicação próprios, como os jornais-laboratórios, com periodicidade regular e dirigidos a um público específico, preferencialmente das comunidades de sua área de abrangência.

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Filho, A. S. (2012). Os jornais-laboratório e o jornalismo cívico. NAU Social, 3(5), 141–156. https://doi.org/10.9771/ns.v3i5.31211

Edição

Seção

Novos Territórios