(RE)PENSANDO A SUSTENTABILIDADE A PARTIR DA ECOFILOSOFIA E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

  • Eduardo Vivian Cunha UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v3i5.31196

Palavras-chave:

stentabilidade, ética ecológica, socioeconomia, economia solidária

Resumo

O presente artigo pretende problematizar a noção de sustentabilidade e sua efetiva contribuição frente aos problemas ambientais atualmente vividos. Aponta-se que parte destas limitações provêm do fato de esta noção estar presa à paradigmas dominantes em nossa sociedade. Em função disto, procura-se indicar alguns caminhos possíveis para superar estas limitações, tomando-se como apoio as discussões sobre a ética ecológica contidas no “princípio responsabilidade” (Hans Jonas) e na “ecologia profunda” (Arne Naess) e sobre a antropologia e sociologia econômica (Karl Polanyi) e a economia solidária (França Filho & Laville).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Vivian Cunha, UFC

Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará / Campus Cariri. Cursos de Administração, Administração Pública e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. Coordenador da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS/UFC). E-mail: eduardocunha@cariri.ufc.br.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Cunha, E. V. (2012). (RE)PENSANDO A SUSTENTABILIDADE A PARTIR DA ECOFILOSOFIA E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. NAU Social, 3(5), 201–223. https://doi.org/10.9771/ns.v3i5.31196

Edição

Seção

Bons Ventos