Explorando a relação Ensino-Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v2i3.31148Resumo
Este artigo foi elaborado no âmbito de um Grupo de Trabalho sobre Metodologias de ensino-aprendizagem, atuante no curso de Administração da UFC Campus Cariri no ano letivo de 2010. Procurou-se indagar, em paralelo, a visão tradicional sobre o que é ensino e o que é aprendizagem, contrastando-as com uma visão alternativa, emergente, baseada em pesquisas recentes desenvolvidas em campos disciplinares contíguos ao da pedagogia. A revisão bibliográfica nos leva à reconstrução das fases do processo de aprendizagem; à noção de inteligências múltiplas e da interação constante entre dimensões do humano antes tidas como antagônicas e excludentes: racional e emocional, criativa e analítica, dentre outras. Chegamos assim a explorar as contribuições possíveis do recurso ao lúdico, ao uso das artes e de uma atitude performática inserida em nossas práticas de ensino-aprendizagem. E ainda considerar que, ao nos envolvermos, inteiros, como sujeitos sentir-pensantes, nas explorações que um processo de aprendizagem implica, estarmos nos construindo, docentes e discentes, enquanto sujeitos ativos de conhecimento e transformaçãoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-28
Como Citar
Giannella, V. (2011). Explorando a relação Ensino-Aprendizagem. NAU Social, 2(3), 145–157. https://doi.org/10.9771/ns.v2i3.31148
Edição
Seção
Novas Rotas