Tecnologia Social do Direito à Cidade: Relato De Uma Experiência de Pesquisa Participativa

Autores

  • Dagmar Silva Pinto de Castro CIAGS
  • Sibelly Resch UMESP
  • Cristiane Gandolfi Faculdade de Humanidades e Direito
  • Thaís Bernardes Nogueira Instituto Paulo Montenegro
  • Antônio Coelho de Souza Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v2i3.31136

Resumo

Esse trabalho se configura como relato de prática que objetiva compartilhar a trajetória da pesquisa “Um Novo Direito à Cidade: Políticas Públicas Integradas – Um estudo de caso em escolas municipais em função da experiência com a Metodologia NEPSO” apoiada pela FAPESP e desenvolvida na cidade de Mauá, Grande ABC paulista, no período de 2005-2010 pelos parceiros: Universidade Metodista de São Paulo/Cátedra Gestão de Cidades, Prefeitura Municipal de Mauá/Secretaria de Educação e Cultura e Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação. A trajetória teórico-metodológica utilizou uma abordagem fenomenológica, através de pesquisa-ação, história oral de vida e pesquisa participante. Como resultado da pesquisa propõe-se o alargamento da metodologia NEPSO, proposta denominada como Tecnologia Social do Direito à Cidade. Como lições aprendidas sobre a construção coletiva de pesquisa participativa, destacam-se: processo coletivo; infraestrutura objetiva; afinamento teórico entre os diferentes parceiros; mudanças de governo x pactuação e co-responsabilidade dos parceiros na construção coletiva do conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagmar Silva Pinto de Castro, CIAGS

D

Sibelly Resch, UMESP

Mestre em Administração – UMESP; Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EAD – UMESP; Atuou como pesquisadora na Cátedra Gestão de Cidades – UMESP (período 2008-2010).

Cristiane Gandolfi, Faculdade de Humanidades e Direito

Mestre em Educação – PUC/SP; Professora e Pesquisadora da Faculdade de Humanidades e Direito, atuando principalmente nos cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais

Thaís Bernardes Nogueira, Instituto Paulo Montenegro

Graduada em Pedagogia – USP. Assessora da Ação Educativa, coordenadora do Polo São Paulo do projeto NEPSO do Instituto Paulo Montenegro

Antônio Coelho de Souza Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Mauá

Mestre em Educação – UMESP; Coordenador do Programa de Educação Ambiental de Mauá e Assessor Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Mauá

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Castro, D. S. P. de, Resch, S., Gandolfi, C., Nogueira, T. B., & Nascimento, A. C. de S. (2011). Tecnologia Social do Direito à Cidade: Relato De Uma Experiência de Pesquisa Participativa. NAU Social, 2(3), 48–57. https://doi.org/10.9771/ns.v2i3.31136

Edição

Seção

Diários de Bordo