Aprendendo a mudar e reformar: o passo a passo dos movimentos inovadores da educação em Portugal

Autores

  • Cybele Amado de Oliveiral Instituto Chapada/FEBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31090

Resumo

No âmbito das reformas universitárias a Universidade de Lisboa vivencia há três anos o desafio de realizar mudanças qualitativas nas suas práticas de formação e de se inserir no âmbito internacional como uma referência de excelência a nível educacional. Impulsionados pela declaração de Bolonha, o novo reitor alavanca junto ao Conselho Consultivo um movimento em prol de uma reforma que seja significativa para dentro da universidade e que contribua também com o desenvolvimento do país. O papel do gestor na dinamização desse processo de mudança é o fio condutor desse caso de ensino. Aprendizagens, tais como manter a tradição da autonomia, garantir o alicerce democrático da mudança, abrir-se à contribuição da sociedade e compreender que a mudança não ocorre por decreto e sim pela ativa participação das pessoas que a produzem e vivem são temas centrais do relato do caso apresentado

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Biografia do Autor

Cybele Amado de Oliveiral, Instituto Chapada/FEBA

Mestra em Gestão do Desenvolvimento Social pela CIAGS/UFBA, Diretora Presidente do Instituto Chapada e Pedagoga (FEBA) com experiência de  25 anos atuando na educação pública

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Publicado

2010-11-18

Como Citar

Oliveiral, C. A. de. (2010). Aprendendo a mudar e reformar: o passo a passo dos movimentos inovadores da educação em Portugal. NAU Social, 1(1), 171–180. https://doi.org/10.9771/ns.v1i1.31090

Edição

Seção

Novas Rotas