ANOTAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA
Palavras-chave:
escrita de autoria feminina, Crítica literária feminista, blogs.Resumo
O objetivo deste estudo é mapear o percurso da literatura feminina no Brasil desde o século XIX até o surgimento dos blogs, ao mesmo tempo em que discute a recepção pela crítica literária tradicional e feminista da literatura produzida por mulheres. O mote para transitar do século XIX ao século XX, neste estudo, são as discussões acerca da revisão do cânone literário nacional, empreendidas por Rita Terezinha Schmidt (1995) no espaço de produção de autoria feminina. Devido ao movimento de revisão do cânone literário brasileiro, que os estudos centrados na escrita de autoria feminina, no que diz respeito ao século XX, surgem como uma tentativa de classificar as produções literárias de mulheres, levando em consideração à temática e a linguagem empregada por estas escritoras. Nelly Novaes Coelho (1993) e Luiza Lobo (1993,2002) são as pesquisadoras encarregadas de estabelecer uma trajetória de escrita de autoria feminina neste referido período. É no fim do século XX, como surgimento do suporte virtual: blog, que a escrita de autoria feminina encontrou ainda mais projeção. Em vista disso, “[...] A literatura feita por mulheres envolve uma dupla conquista: a conquista da identidade e a conquista da escritura.” (SCHMIDT, 1995, p.187). A partir de teorizações estabelecidas pelas pesquisadoras: Nelly Novaes Coelho (1993), Luiza Lobo (1993,2002,2007), Rita Terezinha Schmidt (1995), Beatriz Resende (2008), são tecidas as considerações acerca da produção de autoria feminina neste trabalho.
Downloads
Referências
ALVES, Ivia. Escritoras do século XIX e a exclusão do cânone literário. In: PASSOS, Elizete; ALVES, Ivia; MACÊDO, Márcia. (Orgs). Metamorfoses: gênero nas perspectivas interdisciplinares. Salvador: UFBA, Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, 1998. (Coleção Bahianas, 3)
BUITONI, Dulcília Helena Schroeder. Mulher de papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira. São Paulo: Loyola, 1981.
CASTELLO BRANCO, Lúcia; BRANDÃO, Ruth Silviano. A mulher escrita. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.
COELHO, Nelly Novaes. A presença da mulher na literatura contemporânea. In: ______. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora da UERJ; Vinhedo: Horizonte, 2012.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos avançados. vol. 17, n. 49, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ea/v17n49/18402.pdf>.Acesso: 15 abr.2014.
ECO, Umberto. Protocolos ficcionais. In: __________. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo: companhia das letras, 1994.
EHLING, Holger. Uso de pseudônimos por escritores tem longa tradição e vários motivos. Disponível em<http://www.dw.com/pt/uso-de-pseud%C3%B4nimos-por-escritores-tem-longa-tradi%C3%A7%C3%A3o-e-v%C3%A1rios-motivos/a-17004640. > Acesso 20 de fev.2016.
FONTES, Nancy Rita Vieira; ALVES, Ívia Iracema Duarte. A bela esquecida das letras baianas: a obra de Anna Ribeiro. 1998. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Feminismo em tempos pós-modernos. In:__________. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de janeiro: Rocco, 1994.
KOMESU, Fabiana. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos. (Org). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p.110-119. Disponível: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/blogs.pdf. >Acesso em 13 jun. 2014.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LOBO, Luiza. Dez anos de literatura feminina no Brasil. In: ___________.
Crítica sem juízo; ensaios. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
__________. Segredos públicos: os blogs de mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. (Ideias contemporâneas).
__________.A literatura de autoria feminina na América Latina. 2012. Disponível em: <http://lfilipe.tripod.com/LLobo.html>. Acesso em: 14 jun. 2015.
MUZART, Zahidé Lupinacci. Feminismo e literatura ou quando a mulher começou a falar. In: Moreira, Maria Eunice. (Org.). História da literatura: termos, temas e autores. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.p.261-275.
OLIVEIRA, Ana Madalena Fontoura de. A interdição do desejo: a poesia erótica feminina e as questões políticas em Portugal no século XX. Dioma, Rio de Janeiro, n. 24, 2013.
PAIXÃO, Sylvia Perlingeiro. O olhar condescendente. Travessia: Revista do curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da UFSC, Florianópolis, 2°semestre de 1990. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/travessia/article/view/17201>. Acesso: 07 jun.2015.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Contexto, 2012.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira contemporânea do século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Biblioteca Nacional, 2008.
ROCHA, Patrícia. Mulheres Sob Todas as Luzes: a emancipação feminina e os últimos dias do patriarcado. Belo Horizonte: Leitura, 2009.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Repensando a cultura, a literatura e o espaço da autoria feminina. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre. Editora da UFRGS, 1995. p. 182-189.
TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: Priore, Mary Del. (Org.). História das mulheres no Brasil. 2 ed. São Paulo: contexto, 2008.
WOOLF, Virginia. O leitor comum. Trad. Luciana Viégas. Rio de Janeiro: Graphia, 2007.
_____________. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Trad. Denise
Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2012.
_____________. Um teto todo seu. Trad. Bia Nunes de Sousa, Glauco Mattoso. São Paulo: Tordesilhas, 2014.