INTERFACE ENTRE OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO - UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO

Autores

  • Julio César Ribeiro dos Santos Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos - PPGL-UFSCar http://orcid.org/0000-0003-1865-2632

Palavras-chave:

Estudos da tradução, Análise Crítica do Discurso, Canção sertaneja,

Resumo

Este trabalho comporta resultados de pesquisa a respeito da tradução de música sertaneja brasileira. Buscamos promover a articulação entre elementos teóricos presentes nos Estudos da Tradução (Rónai, Jakobson, Campos, Derrida, Venuti) e na Análise Crítica do Discurso (Fairclough), Como objeto de análise, elegemos “Ai se eu te pego” (2010), música presente no cancioneiro sertanejo  e sua proposta de tradução para a língua inglesa “Oh, if I catch you” (2012). Concluímos que a proposta de tradução por vezes desconsidera o emprego discursivo dos elementos lexicais na cultura-alvo, influenciando, assim, na depreensão de sentido pelos interlocutores.

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Biografia do Autor

Julio César Ribeiro dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos - PPGL-UFSCar

Bacharel em Linguística com ênfase em Texto e Discurso pela Universidade Federal de São Carlos (2016), mestrando em Ensino-Aprendizado de Língua Materna pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Tem interesse pela (possível) interface entre os estudos da tradução e a análise crítica do discurso. Membro do Diretório de Grupo de Pesquisa LEETRA-UFSCar.

Referências

Citações diretas:

“deveria, antecipadamente, renunciar a exprimir as nuanças de ênfase, ironia, humor, devidas, no original, à anteposição insólita do adjetivo” (RÓNAI, 1987, p.22).

“reiterável e idêntico a cada vez que são repetidos” (BAKHTIN, 2004, p. 132)

“o tema é um sistema de signos dinâmico e complexo que procura adaptar-se adequadamente às condições de um dado momento da evolução (...)” (BAKHTIN, 2004, p. 132)

“passaram a focalizar aspectos culturais e ideológicos que influenciaram a prática de tradução em diferentes épocas, dando-se relevo aos elementos culturais que interferem em sua produção” (AMORIN, 2015, p. 156)

(...) a tarefa do tradutor seria criar uma ilusão inteligente: “o texto-alvo deve dar a impressão geral de que a música foi ideada para adaptar-se a ele, mesmo embora aquela música fosse composta para adaptar-se ao texto fonte” (LOW, 2005, p.185 apud TREECE, 2015). (...) a relação hierárquica entre texto-melodia, o tradutor se limitará a buscar (...) o “equilíbrio ideal” entre os cinco critérios concorrentes para chegar a um resultado final que, embora não alcançando a nota máxima em cada elemento, somará o máximo possível. (TREECE, 2015, aspas do autor)

Quando vi o Neymar (Santos) fiquei bem feliz, pois ele é muito querido. Mas quando assisti ao Cristiano Ronaldo (...) dançando, percebi que alguma coisa diferente estava acontecendo e coisas boas estavam por vir", diz. Depois disso, a música ficou entre as mais compradas na loja virtual iTunes da Europa”. (Michel Teló. “Mudou a mina vida” diz Teló após dança de Cristiano Ronaldo de seu hit”. In.: EGO, 12/12/2011)

Referências das citações

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TELÓ, Michel. “Mudou a minha vida”, diz Teló após dança de Cristiano Ronaldo de seu hit. In.: EGO São Paulo. 12/12/2011. Disponível em: < http://ego.globo.com/famosos/noticia/2011/12/mudou-minha-vida-diz-telo-apos-danca-de-cristiano-ronaldo-de-seu-hit.html> . Acesso em 03/01/17.

Referências bibliográficas

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Ribeiro dos Santos, J. C. (2018). INTERFACE ENTRE OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO - UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO. Inventário, (22), 53–68. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23545

Edição

Seção

Artigos