ENSINO DE LIBRAS PARA ATENDENTES DO SINE/MG

UMA EXPERIÊNCIA NA MODALIDADE EAD

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/inventr.v0i32.56297

Abstract

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da oferta do Curso Básico de Libras pela Universidade do Estado de Minas Gerais, em uma iniciativa de Extensão, por meio da Coordenadoria de Ensino a Distância, atendendo à demanda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, na capacitação de profissionais atendentes dos postos do Sistema Nacional de Emprego, nas diversas cidades de Minas Gerais. Os pressupostos teóricos deste trabalho contemplam a acessibilidade comunicacional, por meio da Libras (MOURA et al., 2021; BRASIL, 2002; 2005; 2015), além do ensino dessa língua espaço-visual na modalidade de Educação a Distância (SANTOS et al. 2015; SILVEIRA, 2022). O curso foi realizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e sua ementa compreendeu tópicos voltados para as necessidades do público-alvo, sendo divididos em cinco unidades de aprendizagem, desenvolvidas a partir variados recursos do AVA. Ao final do curso, os alunos responderam a um questionário de avaliação, demonstrando que, de maneira geral, a iniciativa cumpriu com seu objetivo principal de fomentar a acessibilidade comunicacional durante o atendimento de pessoas surdas e com deficiência auditiva que buscam oportunidades de trabalho via sistema público de emprego, formando profissionais mais conscientes a respeito das especificidades linguístico-culturais dos surdos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Eva dos Reis Araújo Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística Aplicada, pela Faculdade de Letras da UFMG.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-12-23

Come citare

Barbosa, E. dos R. A. (2023). ENSINO DE LIBRAS PARA ATENDENTES DO SINE/MG: UMA EXPERIÊNCIA NA MODALIDADE EAD . Inventário, (32), 150–167. https://doi.org/10.9771/inventr.v0i32.56297

Fascicolo

Sezione

Artigos