UMA UMA REPRESENTAÇÃO DESAFIADORA

LEITURA DE COMPLÔ CONTRA A AMÉRICA, DE PHILIP ROTH

Autori

  • João Daniel Guimarães Oliveira Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-7429-5874
  • Tamires da Silva Neto Universidade Estadual de Feira de Santana

Abstract

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a representação literária com foco na obra Complô contra a América (2005), de Philip Roth, por se tratar de um romance que, devido à sua difícil classificação quanto ao gênero, suscita discussões sobre o estatuto da ficção. Buscou-se analisar, em caráter introdutório, o lugar da representação (da mímesis) e suas perspectivas, passando da visão aristotélica revisitada por Lima (2000) até a proposta romântica de Paz (2013), levando-se em consideração os desdobramentos da sistematização da representação literária, em especial o moralismo do status literário. Em seguida, tencionou-se averiguar as formas de representação passíveis de serem atribuídas ao romance de Roth, tais como autoficção, roman à clef, romance contrafactual e autobiografia, traçando pontos de contato e de divergência com o texto rothiano. A metodologia, de cunho bibliográfico, utilizou-se de referenciais teóricos relacionados ao tópico. A investigação levou-nos à constatação de que a obra analisada desafia as convenções da classificação literária, carregadas de um possível teor moralizante, aspecto em relação ao qual Roth, em seus escritos, sempre adotou uma postura crítica.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

João Daniel Guimarães Oliveira , Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela UEFS, Especialização em Estudos Literários pela UEFS e Mestrado em Estudos Literários pela UEFS. Atualmente é Doutorando em Literatura e Cultura pela UFBA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira e literatura judaico-americana.

Tamires da Silva Neto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Formada em Economia pela UEFS, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEFS) e estudante do curso de Letras Português e Espanhol. Artesã e artista multidisciplinar autodidata, com experimentações no campo das artes visuais, dança, teatro, literatura e audiovisual. Estudo as áreas relacionados á Educação, Cultura, Artes e Linguagens, questões de gênero, raça, classe e território.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-30

Come citare

Guimarães Oliveira , J. D., & da Silva Neto, T. (2022). UMA UMA REPRESENTAÇÃO DESAFIADORA : LEITURA DE COMPLÔ CONTRA A AMÉRICA, DE PHILIP ROTH. Inventário, (30), 76–91. Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49920

Fascicolo

Sezione

Artigos