MULHERES DO XIX EM TRÊS PEÇAS TEATRAIS

ALEXANDRE DUMAS (FILHO), HENRIK IBSEN E AUGUST STRINDBERG APRESENTAM MARGUERITE, NORA E JULIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46902

Abstract

Este texto tem por objetivo observar as características como as similaridades e as dessemelhanças de três mulheres protagonistas em três peças do século XIX, são elas: “A Dama das Camélias” (1848), de Alexandre Dumas filho, “Casa de Bonecas” (1879), de Henrik Ibsen, e “Senhorita Julia” (1888), de August Strindberg. É importante notar que são peças de homens que abordam a mulher em um mesmo século, em especificidades não só de gênero, mas também de sexualidade, de classe, de profissão e de origem. Nesse sentido, é feita uma visualização comparativa entre as personagens: Marguerite, Nora e Julia, pensando-as em uma ótica de cunho dialógico que revelam traços comuns e distintos. Em tal propósito, é visionado o contexto histórico de tais abordagens, coadunados com as dissensos e consensos conjunturais. Nota-se como abordagens que retratem a mulher em um mesmo século permitem visualizar o imaginário social estabelecido acerca dos supostos papéis sociais femininos na sociedade burguesa de então.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-11-15

Come citare

Padro, K. (2024). MULHERES DO XIX EM TRÊS PEÇAS TEATRAIS : ALEXANDRE DUMAS (FILHO), HENRIK IBSEN E AUGUST STRINDBERG APRESENTAM MARGUERITE, NORA E JULIA. Inventário, 1(29), 36–59. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46902

Fascicolo

Sezione

Artigos