O SER SENDO

A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO AFRO-BRASILEIRO

Autori

  • Gilson Souza Santana

Parole chiave:

Educação, Currículo, Memória, História

Abstract

Por meio deste ensaio busca-se compreender o processo de construção do sujeito enquanto Ser Sendo que dialoga com outros atores sociais numa perspectiva emancipacionista, ou seja, desreificando matizes que subjugam outros pensares, outra forma idiossincrática de ser e de agir. Para tanto, com base em um recorte étnico-racial, objetiva-se discutir a desigual condição em que se encontra a população afrodiaspórica no que diz respeito à educação formal. Nesse sentido, partindo desse processo formativo, novas resistências são forjadas em contraposição a uma historiografia oficial de apagamento de culturas tão imprescindíveis à sociedade brasileira. Assim, pensar as multidimensões socioeducacionais e históricas significa dar passos fundamentais para que possamos descortinar outros horizontes, sobretudo ao (com)partilharmos de uma educação antirracista, em que todos(as) compreendam as singularidades do ensino e da aprendizagem mútua.

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Pubblicato

2021-09-06

Come citare

Santana, G. S. (2021). O SER SENDO: A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO AFRO-BRASILEIRO. Inventário, (28), 304–318. Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/44438

Fascicolo

Sezione

Ensaios