OBJETOS-MEMÓRIAS E SUAS RELAÇÕES COM A MORTE EM A CENA INTERIOR: FATOS DE MARCEL COHEN

Autori

  • Douglas Santana Ariston Sacramento Universidade Federal da Bahia

Abstract

O presente artigo traz uma análise do livro do autor franco-judeu Marcel Cohen (2017), intitulado A cena interior: fatos, no qual o autor faz um mapeamento familiar com base em objetos-memórias. A narrativa é sobre oito familiares que morreram no Holocausto, quando o autor estava na primeira infância. Para isso ele utiliza ícones evocados por suas percepções, que remetem as pessoas, e as histórias que ele vivenciou ainda pequeno, mais as narrativas recontadas por aqueles que sobreviveram sobre os falecidos. Portanto, os objetos-memórias servem como ícones de imortalização e para se pensar sobre a morte no contexto ocidental, pós uma catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Logo, o artigo traz e expõe teorias sobre a morte e sobre a memória, uma análise do livro literário e traz questões sobre a importância desses meios de recontar, ou melhor, rememorar os mortos para não caírem no esquecimento. Ainda é feita uma revisão relacionada à teoria da literatura sobre o testemunho e como é importante se ter um fazer literário que reconte os traumas coletivos e como isso afeta o indivíduo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Douglas Santana Ariston Sacramento, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Licenciatura em Língua Estrangeira Moderna (inglês) e Graduado em Bacharelado em Língua Estranegira Moderna (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduando em Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 1985.

ARIÈS, Philippe. História da morte no ocidente: da idade média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. São Paulo: Martin Fontes, 2004. p. 57-64.

BENJAMIN, Walter. Tese sobre o conceito de história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1987. p. 222-232.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espirito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

COHEN, Marcel. A cena interior: fatos. São Paulo: Editora 34, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 31, 2017.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: ________. O que é um autor? Tradução António Fernando Cascais e Edmundo Cordeiro Lisboa: Vega, 1992. p. 29-87.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2010.

FREUD, Sigmund. (1916). A transitoriedade. In: ______. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo: Companhia das Letras, 2010. P. 247-252.

______. (1925). Uma nota sobre o ‘bloco mágico’. In: ______. O ego e o id e outros trabalhos. v. XIX. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1980. p. 285-290.

_____. (1915). Inibições, sintomas e ansiedade In: Um estudo autobiográfico, Inibições, sintomas e ansiedade, A questão da análise leiga e outros trabalhos. Rio de Janeiro:Imago Editora Ltda. 1975. p. 107-180.

______. (1915). Os instintos e suas vicissitudes. In:_____. A História do Movimento Psicanalítico, Artigos sobre a Metapsicologia e Outros Trabalhos. v. XIV. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1975. p. 137-162.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HERTZ, Robert. Contribuição para um estudo sobre a representação coletiva da morte. In: ______. Sociologia religiosa e folclore: coletânea de textos publicados entre 1907 e 1917. Rio de Janeiro: Vozes, 2016. p. 17-96.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MOSKO, Mark S. Ways of Baloma: rethinking magic and kinship from the trobriands. Chicago: Hau Books, 2017.

NASCIMENTO, Lyslei. Memórias e testemunhos: a Shoah e o dever da memória. IPOTESE – Revista de estudos literários. V. 11, n. 2. 1999.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: no caminho de Swann. v. I. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Lisboa: Dom Quixote, 1986.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-02-23

Come citare

Sacramento, D. S. A. (2021). OBJETOS-MEMÓRIAS E SUAS RELAÇÕES COM A MORTE EM A CENA INTERIOR: FATOS DE MARCEL COHEN. Inventário, (27), 68–80. Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38428

Fascicolo

Sezione

Artigos