O DIREITO DISCENTE À POESIA: QUESTIONAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR COM O TEXTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autori

  • Renata dos Santos Ruffo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Parole chiave:

Ensino de poesia, Formação de leitores, Formação de escritores, Educação Básica.

Abstract

Este artigo objetiva discutir questões centrais sobre o ensino de poesia  na Educação Básica, refletindo sobre as possibilidades de prática e os esclarecimentos pedagógicos necessários para realizar um trabalho efetivo com o gênero. A partir de uma perspectiva materialista-dialógica, discute-se a relevância do contato discente com o gênero poético, tomando-o como capaz de desenvolver a humanização intrinsecamente necessária para todo indivíduo (CANDIDO, 2004). Desse modo, o acesso à poesia em sua materialidade concreta é pensado como um direito de todos, sem interferências de visões generalizadas ou escolarizadas sobre o gênero. Ademais, reforça-se a necessidade de entender o estudante como um sujeito ativo e capaz de desenvolver visões além das pré-estabelecidas e esperadas sobre um texto, podendo ele ter uma atitude responsiva por meio de leituras singulares da “palavramundo” (FREIRE, 1987) ou da criação de outros escritos poéticos. Atenta-se também à seleção de poetas e poetisas a serem trabalhados, uma vez que reforçar a visão canônica sobre o gênero tende a levar os estudantes a não conseguirem se enxergar enquanto escritores. Por fim, conclui-se que o trabalho com a poesia não deve ser reduzido a fórmulas metodológicas, sendo sempre necessário propor questionamentos e adequar-se às especificidades de cada experiência.

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Biografia autore

Renata dos Santos Ruffo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de Licenciatura em Letras com ênfase em Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora de Língua Portuguesa no curso pré-vestibular Resgate Popular desde 2018 e autora do livro de poesias "Boias, raias e salva-vidas" (Editora Patuá, 2020).

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Pubblicato

2021-02-23

Come citare

Ruffo, R. dos S. (2021). O DIREITO DISCENTE À POESIA: QUESTIONAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR COM O TEXTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Inventário, (27), 54–67. Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38415

Fascicolo

Sezione

Artigos