PROSA E IRONIA ROMÂNTICA
REPERCUSSÕES DE "NOITE NA TAVERNA" NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO
Parole chiave:
ironia romântica, Noite na taverna, livro didáticoAbstract
O presente trabalho tem como objetivo averiguar se a ironia romântica é abordada nos livros didáticos de língua portuguesa com atenção adequada à sua importância para o movimento romântico na literatura e para a obra de Álvares de Azevedo. Para tanto, analisamos qualitativamente três coleções de LDs para ensino médio aprovadas no mais recente PNLD, de 2018: Português: contexto, interlocução e sentido (ABAURRE; ABAURRE; PONTARA, 2016); Se liga na língua (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2016) e Esferas das linguagens (CAMPOS, ASSUMPÇÃO, 2016). Alicerçamos nossa pesquisa nas discussões de Schlegel (1987; 1997), Medeiros (2014; 2015) e Volobuef (1999) sobre a ironia romântica schlegeliana; de Alves (1998) sobre a ironia romântica em Álvares de Azevedo; de Candido (1987; 2002) sobre a obra alvaresiana. A partir da análise do corpus, concluímos que a ironia romântica e sua importante presença em Noite na taverna recebem reflexão exígua e limitada pelos livros didáticos. Nenhuma das coleções examinadas relacionou a ironia e a metarreflexão alvaresiana à sua novela. Além disso, nenhuma delas sequer tangenciou a real substância da ironia romântica tal como preconizada por Schlegel, tampouco atribuiu a ela sua devida relevância para a série literária romântica. Apenas Esferas das linguagens se aproximou de um estudo mais aprofundado da ironia em Álvares de Azevedo, mas, corroborando nossa hipótese, o fez apenas a partir da poesia.Downloads
Riferimenti bibliografici
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