UNIDADES FRASEOLÓGICAS DA REGIÃO NORTE NO CORPUS DO PROJETO ALiB
Parole chiave:
Variação lexical. Fraseologismo. Geolinguística. Região Norte.Abstract
Neste trabalho se apresenta um dos aspectos de que se ocupa o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), o léxico do português brasileiro. Dessa forma, investigam-se as unidades fraseológicas referentes aos campos acidentes geográficos, astros e tempo e fenômenos atmosféricos, nas capitais Macapá, Boa Vista, Manaus, Belém, Rio Branco e Porto Velho, pertencentes à região Norte do Brasil. O Projeto ALiB é um empreendimento de grande amplitude, de caráter nacional, em desenvolvimento, que tem por meta desenhar, de maneira imparcial, dentro do que lhe é possível, o português falado no Brasil, e, após a publicação de seus dois primeiros volumes, algumas considerações iniciais já podem ser feitas sobre a diversidade de usos vinculada a áreas específicas, mas também relacionada a fatores sociais. A metodologia empregada busca verificar o aparecimento dessas unidades em termos diatópicos, diassexuais, diastráticos e diageracionais. Dessa forma, a análise dos inquéritos investigados busca estudar itens lexicais, como, por exemplo, chuva de granizo, mês do cachorro louco, estrela guia, presentes no repertório linguístico dos informantes com o intuito de verificar a documentação da diversidade lexical do português falado no Norte do Brasil, seguindo os princípios da Dialetologia Pluridimensional em que o registro segue os parâmetros geográficos e sociais.Downloads
Riferimenti bibliografici
AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa: Caldas Aulete. 5 ed. Lisboa: Delta, 1986.
COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Questionários 2001. Londrina: Ed. UEL, 2001.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa: Aurélio. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FRANCO, Cid Barros. Dicionário de expressões populares brasileiras. São Paulo: Unidas, 1912.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
MEJRI, Salah. Délimitations des Unités Phraséologiques. Université Paris 13: Slides, 2016. 48 slides, colorido.
MEJRI, Salah. Le figement lexical. Descriptions linguistiques et structuration sémantique. Tunísia: Faculté des Lettres de la Manouba, 1997.
MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire S. Fraseologia. Era uma vez um patinho feio no ensino da língua materna. Vol. 1. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
SFAR, Inès. Le Défigement: Procédés et Classements. Paris: Slides, 2015. 49 slides, colorido.