O CONCEITO DE PROFICIÊNCIA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PARTE ESCRITA DO EXAME CELPE-BRAS
Parole chiave:
Exame Celpe-Bras, Processo de avaliação, Parte EscritaAbstract
RESUMO: O exame Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros expedido pelo Ministério da Educação do Brasil. Por meio de um único exame, o Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, sendo a certificação concedida a partir do nível Intermediário. O Celpe-Bras é composto de duas partes: uma Parte Escrita, com quatro tarefas que avaliam compreensão oral, leitura e produção escrita, e uma Parte Oral, que consiste em uma interação face a face e avalia compreensão e produção oral. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de proficiência que embasa o exame e descrever o processo de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Para tanto, é enfocada a Parte Escrita do exame e sua composição em tarefas que solicitam a produção de quatro diferentes gêneros do discurso, e é discutida a visão de proficiência subjacente à avaliação realizada. A partir dessa visão de proficiência, são apresentados os parâmetros de avaliação holísticos utilizados no processo de avaliação da Parte Escrita, seguidos de uma discussão sobre as implicações do uso desses parâmetros para a validade e a confiabilidade do exame. Por fim, são descritos o processo de avaliação da Parte Escrita e os procedimentos utilizados pelo Celpe-Bras para garantir a confiabilidade do processo de avaliação.
ABSTRACT: The Celpe-Bras exam is the Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners granted by the Ministry of Education of Brazil. Through one single exam, Celpe-Bras evaluates six levels of proficiency, being the certification granted from the Intermediate level. Celpe-Bras is composed of two parts: a Written Part, which presents four tasks that evaluate oral comprehension, reading and written production, and an Oral Part, which consists of a face-to-face interaction that evaluates comprehension and oral production. This article aims to present the concept of proficiency that underlies the exam and describe the process of assessment of the Written Part of Celpe-Bras. To do so, we focus on the Written Part of the exam, that is composed by tasks that require production of four different discourse genres, and discuss the concept of proficiency underlying the assessment performed in the Written Part. Based on this concept of proficiency, the holistic assessment parameters used in the written part presented, followed by a discussion about the implications of using these parameters for the validity and reliability of the exam. In the end, we describe the processof assessmentof the Written Part of the exam and the procedures used by Celpe-Bras to ensure reliability.