02. A INFÂNCIA SOB O PRISMA DO VERSO: UMA LEITURA DO POEMA “MEUS OITO ANOS” DE ÂNGELA VILMA

Autori

Parole chiave:

Memória, Infância, Poema, Blogs, Ângela Vilma

Abstract

 O tema “memória” tem sido nos últimos tempos objeto de pesquisa em diversas áreas de estudo. Áreas que vão desde o campo da saúde ao campo da cultura. É possível perceber como essa temática é geradora de possibilidades. Assim, o objetivo deste artigo é verificar como a “memória” se constitui em um traço importante para a elaboração do poema “meus oito anos”, produzido pela escritora baiana Ângela Vilma e publicado no blog Aeronauta em 2012. Para Maurice Halbwachs (1990) o grupo é a base para o desenvolvimento da memória interior de determinado sujeito. Logo, observa-se como a ação de recordar é um movimento constante entre a memória individual, privada e a memória pública, coletiva. É nesta relação entre as memórias que o poema “meus oito anos” será lido neste estudo. É preciso considerar, em relação à constituição do blog Aeronauta, que a memória coletiva se constitui a partir de elementos presentes na literatura nacional e/ou estrangeira já legitimada. Para Denise Schittine (2004), a memória artificial das novas tecnologias contribuiu para que o indivíduo não exercite a sua memória individual, visto que, com a passagem mais veloz do cotidiano, limita-se a capacidade de apreender os diversos acontecimentos. Com a finalidade de conter o excesso de informações, o indivíduo contemporâneo busca formas para construir sua memória. O poema “meus oito anos” condensa esta relação entre a memória pessoal e coletiva. Ao elaborar este poema, a escritora evidencia que reconhece um sistema literário estabelecido no Brasil, logo assume participar de uma coletividade. Neste cenário, expõe por meio da memória individual a perspectiva de sua infância.

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Biografia autore

Naiana Pereira de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Licenciada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna (inglês) pela Universidade Federal da Bahia. No período de 2009-2010, atuou como pesquisadora voluntária de IC no Projeto Geografia das Letras sob a orientação da professora Drª Nancy Rita Ferreira Vieira. Nesta ocasião, concentrou sua pesquisa nas memórias do leitor e na formação do sujeito-leitor no âmbito da Universidade. Em 2011, iniciou pesquisa no Projeto Dois finais de séculos na Bahia: cenas de mulheres sob a supervisão da mesma orientadora. Neste projeto, investigou a “escrita de si” na elaboração dos registros de memória produzidos pelas escritoras baianas Ângela Vilma e Renata Belmonte, em seus respectivos blogs: Aeronauta e Vestígios da Senhorita B. Durante o Mestrado (PPGLitCult-UFBA) estabeleceu aproximações entre o estudo de blogs e a prática de escrita feminina em espaço digital, resultando na elaboração da dissertação intitulada: Por uma lírica além do papel: o traço da memória em Ângela Vilma (2016), cuja orientadora foi à professora Drª Nancy Rita Ferreira Vieira /UFBA. Na referida dissertação investigou como os traços de memória se presentificam nos poemas publicados, em 2012, no blog Aeronauta da escritora baiana Ângela Vilma. Sendo assim, a pesquisadora atua em estudos centrados nas seguintes palavras-chave: Literatura em espaço digital, Autoria feminina, Poesia lírica, Memória, Ângela Vilma. É atualmente Mestra em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia e professora de Redação, em escola da zona rural, do Ensino Fundamental II, no Serviço Público Municipal de Mata de São João.

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Pubblicato

2018-06-01

Come citare

de Freitas, N. P. (2018). 02. A INFÂNCIA SOB O PRISMA DO VERSO: UMA LEITURA DO POEMA “MEUS OITO ANOS” DE ÂNGELA VILMA. Inventário, (20). Recuperato da https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/21476

Fascicolo

Sezione

Artigos