LEMBRANÇA DE UM BEIJO EM VÊNUS

DESCRIÇÕES PICTURAIS DO FEMININO EM ULYSSES, DE JAMES JOYCE

Auteurs

Résumé

Este trabalho propõe a leitura das cenas do romance Ulysses, de James Joyce, em que há descrições picturais do feminino. A hipótese do trabalho foi que tais cenas compõem um importante fio narrativo do romance, pois é a partir dele que encontramos o motivo inicial da crise do casamento dos protagonistas Leopold e Molly Bloom. No romance, não há a denominação de nenhuma obra de arte, de modo que fez parte, deste trabalho, identificar, nas descrições picturais, a qual pintura o texto se referia. A conclusão foi que Leopold formou, subjetivamente, uma imagem de Molly, no início do relacionamento, que corresponde à pintura O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Após ver a esposa, no presente, em contraste com a reprodução de uma pintura do banho de Diana, Leopold Bloom compara o seu casamento ao mito de Diana e Acteão. Por fim, em uma das últimas aparições do personagem no romance, ele beija a esposa como uma versão espelhada da pintura Vênus ao espelho, de Diego Velásquez. O beijo marca o momento em que Leopold percebe a insolúvel discrepância entre a sua mulher, real, e as mulheres reproduzidas nas obras de arte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestranda em Letras da linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.

Téléchargements

Publiée

2023-12-23

Comment citer

Perdigão, H. R. S. (2023). LEMBRANÇA DE UM BEIJO EM VÊNUS: DESCRIÇÕES PICTURAIS DO FEMININO EM ULYSSES, DE JAMES JOYCE. Revista Inventário, (32), 1–20. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56177

Numéro

Rubrique

Artigos