LEITURA LITERÁRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Résumé
A leitura literária desempenha papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta pedagógica de uma educação antirracista, pois permite que os estudantes explorem diferentes gêneros literários, isto é, contos, crônicas, romances e narrativas acerca das temáticas raciais. É salutar que os educadores possibilitem aos alunos (as) discussões sobre as matérias raciais que emergem das obras literárias e promovam um diálogo crítico na formação dos discentes. Diante disso, questiona-se a necessidade de espaços de discussão racial no processo de ensino-aprendizagem pela promoção da leitura ou releituras das obras literárias que despertem na comunidade escolar a reflexão, as dificuldades, as conquistas e batalhas enfrentadas pelos negros no Brasil e no Mundo. O trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Colégio Jairo Alves Pereira, localizado no município de Eunápolis-Ba, tendo como premissa o projeto de intervenção intitulado “O Universo da Leitura: perspectivas artísticas e literárias. Dentre as atividades desenvolvidas, realizamos a releitura da obra de Chico Buarque “Chapeuzinho Amarelo” no formato de encenação teatral. Para tanto, selecionamos os autores (as) para fundamentar o artigo: Cosson (2019), Munanga (2000), Van Dijk (2021), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, entre outros. Portanto, as obras literárias são importantes instrumentos de discussões raciais e antirracistas, pois contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas sociais efetivas que busquem contraditar o racismo. Por fim, os resultados apontam para o constructo da conscientização racial nas escolas, a importância do trabalho de obras literárias que contextualizam a temática antirracista e utilizadas como ferramentas de luta social nos processos pedagógicos de ensino.