TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS
Résumé
O desafio do educador contemporâneo é atuar como um agente transformador, ao pensar e ampliar suas práticas para formação dos discentes, uma formação que vai além da escola, uma educação totalmente integrada. Este estudo objetivou em investigar a utilização de tecnologias digitais como recursos que possibilitam a aquisição da leitura e escrita por meio de gêneros digitais em uma turma do 5º ano do ensino fundamental em uma escola particular situada em Belo Horizonte, analisando a partir de um relato de experiência os recursos tecnológicos existentes em sala de aula e consequentemente a ampliação dos gêneros digitais na aquisição da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. Como resultado observou-se a necessidade de compreender as possibilidades de interação pedagógica utilizando tecnologias digitais na produção de texto a partir dos gêneros digitais, de forma significativa no âmbito escolar, no entanto, o professor é o principal mediador do processo, sendo capaz de elaborar um planejamento que propõem conceitos e atividades com dificuldades graduais, permitindo ao aluno organizar, resolver, produzir textos com características próprias.