TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS

Auteurs

Résumé

O desafio do educador contemporâneo é atuar como um agente transformador, ao pensar e ampliar suas práticas para formação dos discentes, uma formação que vai além da escola, uma educação totalmente integrada. Este estudo objetivou em investigar a utilização de tecnologias digitais como recursos que possibilitam a aquisição da leitura e escrita por meio de gêneros digitais em uma turma do 5º ano do ensino fundamental em uma escola particular situada em Belo Horizonte, analisando a partir de um relato de experiência os recursos tecnológicos existentes em sala de aula e consequentemente a ampliação dos gêneros digitais na aquisição da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. Como resultado observou-se a necessidade de compreender as possibilidades de interação pedagógica utilizando tecnologias digitais na produção de texto a partir dos gêneros digitais, de forma significativa no âmbito escolar, no entanto, o professor é o principal mediador do processo, sendo capaz de elaborar um planejamento que propõem conceitos e atividades com dificuldades graduais, permitindo ao aluno organizar, resolver, produzir textos com características próprias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mayellen Mariana Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos

Discente do curso de Pós-Graduação em  Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuante há 10 anos na educação básica e profissional. Atua como Pedagoga em uma Rede de Ensino particular em Belo Horizonte. Trabalhou em outras redes de ensino como Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina e Sistema FIEMG.

Ricael Spirandeli Rocha

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos; Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva; Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM); Professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Integrante do grupo de pesquisa "GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências" na linha de pesquisa "Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais" do IFTM Campus Uberlândia-Centro; Editor Adjunto da revista MultiAtual.

Téléchargements

Publiée

2022-12-30

Comment citer

Mariana Ferreira, M., & Spirandeli Rocha, R. . (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS . Inventário, (30), 272–281. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49989

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência