A LEITURA LITERÁRIA E O CHORO ABAFADO PELO CÃO TINHOSO
Mots-clés :
Leitura literária, Infância, Masculinidade, Ondjaki, HonwanaRésumé
Neste artigo, comento o conto “Nós choramos pelo Cão Tinhoso”, do angolano Ondjaki, sob a perspectiva da recepção de leitura realizada pelo personagem Jacó: o conto de Ondjaki se passa na sala de aula, sob o olhar de Jacó, no momento em que a turma de 52 estudantes lê o conto “Nós matamos o Cão Tinhoso”, do moçambicano Luís Bernardo Honwana. A análise leva em conta o espaço escolar na infância, a construção da masculinidade que compreende a violência e seus reflexos na vida das crianças durante o período colonial, a leitura literária em sala de aula e a literatura como um direito humano e político. Para esta análise, terei como base autores como Annie Rouxel, Mário César Lugarinho, Tzvetan Todorov e outros.Téléchargements
Références
CANDIDO, Antonio. “A literatura e a formação do homem”. Remate de Males: Revista do Departamento de Teoria da Literatura. São Paulo, n. esp., p. 81-89, 1999.
HONWANA, Luís Bernardo. “Nós matamos o Cão Tinhoso!”. In: Nós matamos o Cão Tinhoso! São Paulo: Kapulana, 2017.
LUGARINHO, Mário César. “Masculinidade e colonialismo: em direção ao ‘homem novo’ (subsídios para os estudos de gênero e para os estudos pós-coloniais no contexto da Literatura Portuguesa)”. Abril – Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Vol. 5, nº 10, p. 15-38, abril de 2013. DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i10.29682 .
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