A NARRATIVA FÍLMICA E LITERÁRIA DE "TRAINSPOTTING"

A VOZ DE MARK RENTON DA LITERATURA AO CINEMA

Autores

Palavras-chave:

Trainspotting, narrativa fílmica, narrador.

Resumo

Este ensaio propõe-se a analisar a forma como Mark Renton, personagem principal de Trainspotting (2004), narra os acontecimentos na obra de Irvine Welsh e como a narrativa dos mesmos eventos se dá na adaptação homônima cinematográfica. Aspectos da narrativa literária permitem ao leitor conhecer Renton para além de suas ações inconsequentes dentro do romance. Já a narrativa fílmica, apesar de conter a voz de Renton em diversas cenas como narrador, utiliza outros aspectos, como recursos audiovisuais e a utilização de flashbacks, que permitem ao espectador mergulhar no mundo do personagem e conhecê-lo através da representação de suas percepções sensoriais. Para lançar luz sobre tais pressupostos e compreender o papel desempenhado pelo narrador nas duas formas narrativas, analisaremos como os tipos de narrativas tem evoluído com o passar dos anos. Buscaremos também compreender as ideias de Walter Benjamin, a partir do ensaio O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov (1987), buscando aportes no ensaio de Norman Friedman, O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de conceito crítico (1955), já que ambos falam sobre o papel do narrador, bem como aspectos importantes sobre a construção da narrativa ficcional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo de Carvalho Gomes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras pela FEUC - Fundação Educacional Unificada Campograndense - FIC (2013), especialização em Estudos Literários pela FEUC (2015) e especialização em Neurociência Pedagógica pela Universidade Candido Mendes (2018). Atualmente, é mestrando no programa de pós-graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e Técnica Política - Ensaios sobre a literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, volume 1, 3ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

FRIEDMAN, Norman. Point of View in Fiction: The Development of a Critical Concept. PMLA, Vol. 70, No. 5, 1955.

IGGY POP. Lust for Life: RCA Records [1977]. https://youtu.be/jQvUBf5l7Vw. Acesso em: 15 mar. 2021.

WELSH, Irvine. Trainspotting. London: Vintage, 2004.

TRAINSPOTTING. Direção: Danny Boyle. Produção de Andrew Macdonald. United Kingdom: Miramax, 1996. Now Claro Video. Aplicativo. 15 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Gomes, R. de C. (2021). A NARRATIVA FÍLMICA E LITERÁRIA DE "TRAINSPOTTING": A VOZ DE MARK RENTON DA LITERATURA AO CINEMA. Inventário, (28), 288–303. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/43958

Edição

Seção

Ensaios