MEMÓRIAS CRÍTICO-AFETIVAS DE UM TEMPO PIBIDIANO
Mots-clés :
Relato de Experiência, PIBID, Língua espanholaRésumé
O presente relato de experiências tem como foco principal trazer à luz narrações da minha experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, via o subprojeto PIBID/Espanhol, dentro de um recorte de três anos e meio e busca tecer uma teia constituída pelas minhas reminiscências acerca da minha formação inicial e as descobertas advindas das minhas vivências no programa. Ao tecer esta narração sintética das minhas memórias, busco entrecortá-la com outras vozes: Brandão (2003), Moita Lopes (1996/2006), Freire e Ramos (2014) entre outros, a fim de torná-la mais plural e conectada com outros pensamentos reflexivos, que, inclusive, ajudaram a formar-me o professor que sou. Este relato de experiência serve ainda para expor a importância do PIBID para todas as licenciaturas, aqui em específico, a licenciatura de Letras Língua espanhola, uma vez que o programa tem possibilitado formas outras de lidarmos com a realidade do ensino-aprendizagem da língua espanhola dentro de perspectivas contextualizadas, interculturais, reflexivas e humanistas.Téléchargements
Références
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. (Série saber como o outro; v. 1)
BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Portaria Nº 096, de 18 de Julho de 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/. Acesso em: 4 mar. 2019.
CONTRERAS DOMINGO, J; LARA FERRÉ, N. P. La experiencia y la investigación educativa. In: CONTRERAS DOMINGO, J; L. F, Núria Pérez de. (Comps.). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Ediciones Morata, 2010, p. 21-86.
FREIRE, E. C; RAMOS, S. R. V. Formação docente no Brasil: o que dizer dos cursos de licenciatura após a instituição do PIBID? In: FREIRE, E. C; RAMOS, S. R. V; DIONISIO, Â. P. (org.). PIBID-UFPE: por uma nova cultura institucional na formação docente. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014. 235 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52ª ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREITAS, H. C. L. O PIBID e as políticas de formação e valorização profissional do magistério. In: AYOUB, E; PRADO, G. V. T (org.). Construindo parcerias entre a universidade e a escola pública – Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2014. 132 p.
MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In MOITA LOPES, L. P. (Org) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
______________, L. P. da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras. (Coleção letramento, Educação e Sociedade), 1996.