I FESTIVAL DE CINEMA IRLANDÊS

Auteurs

  • Fernando Biagini Junior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Noélia Borges de Araújo

Mots-clés :

Irlandesidade, cinema irlandês, ensino público, diálogo multicultural, festival de cinema

Résumé

O cinema nacional irlandês como indústria é uma máquina recente. Cresceu a partir do fomento da Screen Ireland, cuja meta era estimular a produção cinematográfica nacional e o uso da Irlanda como local para a produção de filmes internacionais. Os primeiros filmes com o investimento e apoio da instituição vieram a partir do início da década de 80. No cerne das produções estão aspectos econômicos e a identidade nacional. Até então, Irlanda e irlandês eram representados em obras britânicas e hollywoodianas de forma estereotípica. Buscou-se, então, a exposição da cultura irlandesa a partir de uma ótica interna e da representação da irlandesidade na era pós-moderna, que, hoje, com a abertura econômica do país, faz-se cada vez mais presente. O objetivo geral do I Festival de Cinema Irlandês foi exibir semanelmente filmes irlandeses aos alunos do nono ano da Escola Municipal Santa Rita, visando disseminar saberes e estimular debates acerca da temática dos filmes. A escolha de filmes foi baseada principalmente na viabilidade linguística (dublagem), classificação etária e tempo disponível. Buscou-se favorecer a reflexão dos alunos acerca de outras arenas cinematográficas, além das tradicionais, transferindo a lente pela qual os alunos enxergariam a cultura irlandesa, engendrando em um público habituado as produções brasileiras, americanas e inglesas outras estéticas cinematográficas, além de apresentar as questões identitárias e culturais do país, que, em comparação e contraste com a realidade baiana, pode estimular um entendimento mais amplo das possibilidades e papéis que tem o estudante do ensino público no cenário mundial contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fernando Biagini Junior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fernando Biagini Junior é graduando em Letras com Línguas Estrangeiras Modernas e Clássicas na UFBA, especializa a sua formação nas áreas de Tradução e Literatura e faz parte do ARIS UFBA a Associação de Pesquisa e Estudos Irlandeses (Association for Reasearch on Irish Studies) na UFBA.

Références

AZEVEDO, Eliane Marchetti Silva. Os imigrantes e as ressignificações identitárias: ambivalência da brasilidade. Ponto e Vírgula, Revistas PUC-SP, n. 20, p. 06-22. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/viewFile/31175/21609>. Acesso em: 20 ago. 2018.

FERREIRA, Rafaela. Os filmes de maior público em 2019 no Brasil (até agora!). Adoro Cinema, São Paulo, 07/07/2019. Disponível em <http://www.adorocinema.com/slideshows/filmes/slideshow-149156/#page=4>. Acesso em 16/11/2019.

MAGASIC, Michelangelo. Learning through watching: Streaming video in L2 English. The JALT CALL Journal, Vol. 3, N. 3, p. 199-209. Curtin University, 2017. Disponível em <http://journal.jaltcall.org/articles/13_3_Magasic.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.

MAZZARI, Mascurs Vinicius. Labirintos da Aprendizagem. São Paulo: Editora 34, 2012.

LONERGAN, Jack. Video in language teaching. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press. 1984.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Editora Perspectiva S.A., 1985.

RODRIGUES, Sara Cristina Ferreira. A Representação da Irishness no Cinema Nacional Irlandês. Universidade de Lisboa, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Arte & Cultura. São Paulo, Cortez Editora, 1982.

Téléchargements

Publiée

2020-07-18

Comment citer

Biagini Junior, F., & Borges de Araújo, N. (2020). I FESTIVAL DE CINEMA IRLANDÊS. Revista Inventário, (25), 211–222. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34604

Numéro

Rubrique

Relatos de experiência